São Gonçalo (Rj) - Um abrigo com cara de casa. Assim foi definido o novo espaço onde funcionará a Casa de Apoio às Adolescentes de São Gonçalo na manhã desta segunda-feira (20). O Abrigo Municipal funciona numa casa no bairro Jardim Catarina e tem capacidade para acolher até 20 meninas entre 12 e 18 anos incompletos, em regime de acolhimento temporário.
"Esse espaço é muito adequado e percebi que as crianças ficaram encantadas com a casa. Nosso objetivo é dar dignidade e qualidade de vida para essas jovens que passam por situações de conflito familiar e, por isso, precisam se afastar. Dentro de aproximadamente um mês estaremos inaugurando o Abrigo para Meninos, em Vista Alegre", afirmou o prefeito.
A visita ao local foi acompanhada pelas promotoras Fernanda Louise da Silva e Danielle Carvalho, ambas da Promotoria da Justiça Infância e Juventude.
"O espaço é realmente adequado, como vínhamos solicitando à prefeitura, um abrigo com cara de casa. Algumas crianças passam por momentos difíceis. Em último caso encaminhamos pra cá e é preciso que elas sejam acolhidas adequadamente", disse a promotora Danielle Carvalho.
O local funciona todos os dias, com apoio de profissionais técnicos que garantem todas as atividades necessárias para as adolescentes. Todo o atendimento é acompanhado pelos profissionais da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Habitação, Infância e Adolescência.
"Estamos felizes por entregar esse espaço. Tudo foi feito e pensado com carinho e muita atenção. Cada jovem que chega aqui tem o carinho de nossa equipe e essa casa é realmente encantadora. A infraestrutura é completa. É um presente pra todos nós", afirmou a secretária da pasta, Ana Cristina Silva.
O objetivo do Abrigo é acolher meninas afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, prevista no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, vítimas de negligência, abandono, maus tratos, violência física ou abuso sexual, entre outros riscos.
Acompanhada pela coordenadora do espaço, Evelin Saraiva, pela assistente social, Leidiane Nascimento, e pela nutricionista, Viviane Gomes, a secretária aproveitou para conversar com a equipe técnica responsável pelo abrigo.
Além do Abrigo de Meninos, que fica no bairro Vista Alegre, o município possui duas instituições conveniadas que também oferecem acolhimento para as crianças com vulnerabilidade social ou que sofrem maus tratos em casa. Durante a estadia no abrigo, as crianças são atendidas por uma equipe multidisciplinar, incluindo assistentes sociais e psicólogas.
O abrigo recebe crianças através da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude ou encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
A coordenadora técnica da Casa de Apoio às Adolescentes, Evelin Saraiva, esclareceu que as meninas realizam diversas atividades no próprio espaço, mas também frequentam outros locais. "Aqui as jovens saem para estudar, fazer cursos e atividades culturais. É uma verdadeira família".