Rio - A arquitetura colonial de Petrópolis recebe contornos de um país situado no outro lado do mundo até este domingo. Desde quinta-feira, o Bunka-Sai, Festival da Cultura do Japão, toma conta do Palácio de Cristal e outros locais da cidade, proporcionando um intercâmbio cultural. Atrações culturais, comidas típicas e artesanato fazem parte da programação, com entrada franca.
No ano em que Brasil e Japão completam 120 anos de relações diplomáticas, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, aproveitou para enaltecer a ajuda do país oriental na prevenção de desastres naturais - o município mantém um acordo com Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). “Precisamos reconhecer e agradecer ao povo e ao governo do Japão. Estamos aprendendo muito com eles, sobre como prevenir e lidar melhor com os desastres naturais”, disse.
Presente na cerimônia de abertura da festa, o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Kentaro Kato, ressaltou o interesse dos japoneses no país diante dós próximos jogos olímpicos. “Temos uma relação longa bastante próxima. Além disso, os Jogos, que no ano que vem serão realizados no Brasil, terão a edição seguinte no Japão, o que causa ainda mais interesse dos japoneses no Brasil”, lembrou.
Haverá hoje, às 20h30, um show da Banda J. Coração, de pop rock japonês, no Palácio de Cristal. Amanhã, às 15h, o Centro Cultural Raul de Leoni exibe o filme ‘A Viagem de Chiciro’, além de outros documentários e animações nipônicas. A programação completa do festival pode ser conferida no site da Prefeitura de Petrópolis: www.petropolis.rj.gov.br.