Por rosayne.macedo

Sapucaia (RJ) - A cidade de Sapucaia, na Região Serrana, recebe até domingo (30) a 22ª Expo Nacional do Cavalo Pampa. Com 30 mil animais registrados e predomínio do plantel na Região Sudeste, a raça é a que apresenta a maior liquidez no mercado de equinos no Brasil.

Aberto ao público, o evento traz programação intensa entre concursos de morfologia, provas de ação, leilões, apresentações especiais e roteiros turísticos. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Estado do Rio. A abertura oficial da exposição acontece nesta quinta-feira (27) às 17h, com a presença do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

Criadores de seis estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Bahia – inscreveram mais de 500 animais nos julgamentos de morfologia, provas sociais e leilões. A expectativa da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pampa (ABCCPampa), organizadora da Enapampa, é que durante o evento um público de cinco mil pessoas compareça ao Centro Hípico de Sapucaia, única arena coberta do estado.

As atrações

A mais jovem associação de raça equina do país, 23 anos completos neste mês de agosto, a ABCCPampa, que tem sede em Belo Horizonte (MG), promete fazer da 22ª Enapampa uma festa para entrar na história. Serão 64 horas de julgamento entre terça-feira (25) e domingo (30), com atuação de 12 juízes que se dividirão nos julgamentos de animais puxados e montados, andamentos puxados e montados e provas de ação.

Divididos por categoria de sexo e idade os julgamentos morfológicos tomam quase todos os dias o evento. Os animais adultos começam a maratona de avaliação dos juízes com a categoria éguas montadas na tarde de quinta (27) e manhã de sexta-feira (28), seguida dos machos montados durante todo o sábado (29), terminando no domingo (30) com a realização dos grandes campeonatos.

Além da avaliação morfológica, os animais adultos também têm seus andamentos avaliados e participam da prova de ação. A prova de Andamento é dividida pelas categorias Picada, Centro, Batida e Trotada. Já a prova de Ação impõe ao conjunto (cavalo/cavaleiro) um percurso em pista com obstáculos como porteiras e a execução de movimentos na figura de um oito em marcha e no galope.

Oportunidade de negócios

A 22ª Enapampa também chega com três momentos de comercialização. A raça que está caindo no gosto dos amantes do cavalo no Brasil por características como pelagem, funcionalidade e diferentes tipos de andamentos vem apresentando valorização constante e a maior liquidez entre as raças equinas no Brasil na atualidade, segundo Walfran Guerra, presidente da ABCCPampa.

Durante a 22ª Enapampa, a Business Leilões estará no comando e na transmissão online de três leilões com apresentação de 135 lotes. As ofertas vão de animais jovens a reprodutores e matrizes, além de cavalos de sela e embriões. Todos os lotes trazem ótima carga genética e foram retirados das cabeceiras dos plantéis dos principais criadores do País.

Presenciais e com transmissão pela Internet, os leilões devem movimentar mais de R$ 2 milhões, segundo os organizadores, com alcance de mais de 100 mil pessoas que estarão acompanhando e dando lances online de todo o Brasil.

O 7º Leilão Nacional Futuro da raça abre as ofertas na quinta-feira (27) às 19h. Serão 45 lotes entre potros e potras das raças Pampa e Mangalarga Marchador selecionados nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O 15º Leilão Nacional Adulto é a atração da sexta-feira (28), às 19h. Reprodutores, matrizes, cavalos de sela, embriões, potros e potras das raças Pampa e Mangalarga Marchador de criadores fluminenses, mineiros e paulistas totalizam 45 lotes.

O Leilão Nacional Premium é a novidade da Enapampa 2015. Atração da noite de sábado (29) a partir das 20h, também colocará à disposição do mercado 45 lotes de Pampa e Mangalarga Marchador, mas apenas de criatórios do Rio. A rigorosa seleção dos selecionadores fluminenses reserva garanhões, matrizes, cavalos de sela e animais jovens.

Os lances para qualquer lote pode ser antecipado através do Canal Business – www.canalbusiness.com.br -, e a definição do lance vencedor e do comprador durante os leilões presenciais.

Fora das pistas

A  programação também inclui momentos de confraternização, apresentações especiais e passeios turísticos pela bela região serrana fluminense. Na quinta-feira (27), durante a abertura oficial do evento, a agenda inclui coquetel e desfile de cavaleiros. Antes, das 10h às 16h, um programa turístico por Teresópolis com visita ao Dedo de Deus, Lago Camary e a Vila St. Gallen.

Na sexta-feira (28), a família Castro, proprietária do Centro Hípico Sapucaia, levará para a Enapampa seu tradicional show com cavalos Bretões, os pesos-pesados de origem francesa selecionados há vários anos pelos Castros. No sábado (29) das 9h às 17h, o roteiro turístico passa por Petrópolis e Itaipava. 

Você pode gostar