Por bferreira

Rio - Assim como as demais cidades da Baixada, Mesquita viu crescer o número de assaltos, homicídios e de bandidos, com troca de tiros entre facções em bairros como da Coreia. O prefeitro Rogelson Sanches Fontoura, o Gelsinho Guerreiro (PSC), afirmou que, em parceria com o estado, construirá DPO exatamente nesse lugar. A cidade não conta com hospital, mas ele contrapõe listando a reforma de quatro unidades básicas de saúde e a revitalização da Policlínica Municipal com ampliação do atendimento mensal, que passou de 2.240 para 5.122.

Gelsinho GuerreiroAgência O Dia

Qual é a expectativa em relação ao ano de 2016, que está começando?

Espero que o nosso país saia da crise em que se encontra e volte a ter crescimento em todas as áreas, em especial com mais investimentos na Educação, Saneamento e Segurança. Com os repasses normalizados, poderemos fazer ainda mais por nossa cidade.
Publicidade
Mesquita teve que se adequar ao momento vivido pelo Brasil? Como foi?
Reduzimos o número de secretarias de 23 para 13, fizemos cortes na folha de funcionários e a prefeitura assumiu alguns serviços que eram terceirizados, como a varrição e alimentação da Unidade de Saúde de Urgência e Emergência Dr. Mário Bento.
Publicidade
E mesmo assim passou por situações difíceis, como corte de luz e de telefones nos prédios da administração municipal...
Esses problemas foram resolvidos. Atualmente temos 350 funcionários comissionados e 2.156 efetivos e o pagamento dos servidores, segundo a Lei Orgânica Municipal, deve ser feito até o quinto dia útil do mês. Atrasamos um pouco, mas pagamos o salário mensal e também saldamos a segunda parte do décimo terceiro.
Publicidade
A segurança na cidade preocupa e os moradores se queixam do crescimento da violência...
Nós conseguimos, em parceria com o governador Luiz Fernando Pezão, a construção de um DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), na Coreia. Recebemos muitas reclamações de moradores desta região, se queixando de que estão acontecendo muitos assaltos, principalmente pela migração de bandidos.
Publicidade
A prefeitura está fazendo obras na cidade ou a crise provocou paralisações?
Em parceria com o governo federal, estamos construindo o CRAS Chatuba e a Praça PEC, em Santo Elias, além de 16 unidades habitacionais, um posto de saúde e obras de drenagem, pavimentação e saneamento em diversas ruas na Coreia. Com o governo do estado, trouxemos obras de drenagem, pavimentação e saneamento para nove ruas nos bairros Banco de Areia e Rocha Sobrinho. Além disso, temos a construção do Destacamento do Corpo de Bombeiros, em Santo Elias. Doze praças foram reformadas e equipadas com academias da terceira idade, área de lazer para crianças, paisagismo e iluminação.
Publicidade
Que ações de seu governo merecem destaque?
A ativação do reservatório JK II (7,5 milhões de litros d’água) e a conclusão da elevatória da Coreia. Com essas duas medidas solucionamos em 90% da cidade um problema que era crônico, a falta d’água. Essa era a segunda maior reclamação dos moradores.
Publicidade
Como foi o investimento na área da Saúde no ano passado?
Criamos o Centro Municipal de Referência em Ortopedia e reabilitação física, reformamos e ampliamos a Equipe de Saúde da Família, no bairro Chatuba. Realizamos obras em três unidades básicas e na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Mario Bento. Também revitalizamos a Policlínica Municipal de Mesquita, ampliando o atendimento de 2.240 para 5.122 procedimentos mensais.
Publicidade
E como está a Educação em Mesquita?
Neste setor, mesmo em um ano de crise nacional, continuamos a investir. Oferecemos reajuste salarial de 8% para os servidores da Educação, implantamos o programa que amplia a carga horária de quase 4.500 alunos para sete horas diárias, fizemos obras de manutenção em várias escolas e investimos na formação dos funcionários municipais.
Publicidade
O senhor pretende se candidatar à reeleição?
Pretendo. Tenho um projeto para Mesquita que precisa de mais tempo para ser completado. Mas neste momento estou focado em exercer bem minha função, em reconstruir a cidade, para que ela volte a crescer.
Você pode gostar