Escola de Carnaval forma 110 alunos em Duque de Caxias
Parceria entre a Fundec e a Pimpolhos da Grande Rio começou em 2013
Por rita.costa
Duque de Caxias - Foram 110 alunos certificados pela conclusão dos cursos da Escola de Carnaval da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), em parceira com a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio. Durante um ano, os alunos participaram gratuitamente dos cursos de Produção Cultural e Designer; Inglês, Arte e Carnaval; Postura, Moda e Carnaval; Pintura Artística; e Desenvolvimento Tecnológico.
Alexandre Cardoso, prefeito do município, fez questão de ressaltar a importância da parceria para o crescimento profissional e cultural dos jovens: "Só reafirma a importância da Prefeitura investir mais nesta parceria que traz um crescimento profissional e cultural, fazendo as pessoas e os jovens muito mais felizes. Nossa ideia é ampliar ainda mais os cursos, incluindo, aulas de ritmistas, passistas e percussão”. Cardoso garante ainda a ampliação e continuidade do projeto.
A presidente Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares, garante que a parceria entre a escola de samba e a Prefeitura traz um grande diferencial na vida dos formandos.“Fico feliz com a parceria, pois estamos formando cidadãos, criando valores, inserindo os jovens no mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo, formar pessoas melhores”, destaca.
Publicidade
Para a presidente da Fundação, o desafio é melhorar ainda mais a qualificação. “É um orgulho grande assumir a Fundec neste momento. Nosso desafio será melhorar ainda mais esta qualificação. Temos que parabenizar os formandos, sabemos da importância do samba como um patrimônio cultural e desenvolvimento social”, afirmou Bianca Fogli.
Um aluno de cada curso recebeu o certificado representando os colegas de classes. Ao término, ao som da bateria da Pimpolhos, todos os formandos receberam seus diplomas. Além do prefeito, estiveram presentes na celebração de formatura, no dia 2 de fevereiro, secretários municipais e vereadores.
Publicidade
Formação de profissionais para o carnaval
O projeto da escola mirim teve início em 2005, mas apenas em 2013 surgiu a parceira com a Fundec. Dandara Viana, de 18 anos, é um dos exemplos de profissionais formados. A jovem, de Paulicéia, fez o curso de inglês e surpreendeu a iniciar seu discurso na nova língua aprendida.
“Só tenho que agradecer a oportunidade dada pela Fundec junto com a Pimpolhos. Fiquei muito honrada ao conseguir inicialmente, a chance de realizar e concluir o curso, que me permitiu consegui o emprego de guia de turismo, além de professora de inglês em um famoso curso".
Publicidade
A escola desfila esse ano na terça-feira de carnaval a partir das 18h, na Marquês de Sapucaí, e leva o enredo " Todo mundo junto e misturado".