Prefeitura de Maricá acerta pagamentos do Hospital Municipal e da UPA de Inoã
O repasse já tinha sido feito à OS; organização deve prestar contas ao município
Por rita.costa
Maricá - Profissionais de saúde do Hospital Municipal Conde Modesto Leal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã terão seus salários pagos pela prefeitura. Os funcionários, que atuavam pelas Organizações Sociais (OS), receberão ainda os salários referentes ao mês de dezembro. O anúncio foi feito em reunião entre representantes dos médicos e enfermeiros com contratos reincididos com as OS e representantes da administração municipal, realizada na manhã de quarta-feira, 3 de fevereiro.
Os salários serão pagos diretamente pela prefeitura em forma de transferência bancária. Ao todo, serão 348 operações individuais e os pagamentos serão regularizados já nos próximos dias.
Publicidade
Fabrício Porto, procurador geral do município, afirma que o valor referente aos salários já havia sido repassado às OS. As empresas serão cobradas e devem apresentar comprovações de pagamento. Além do procurador, participaram do encontro os secretários executivos Márcio Leite e Carlos Manoel, e o secretário municipal adjunto de Saúde, Peterson Cabral. O grupo deve se reunir novamente no dia 18 desse mês para discutir os salários de janeiro, cuja verba já está encaminhada.
“Este é um serviço que não pode parar, mas também não poderíamos prejudicar os profissionais. Mesmo fazendo este pagamento pela segunda vez, visto que já tínhamos pago às OS e estas não cumpriram seu compromisso, era algo necessário para que o atendimento voltasse ao normal” afirma o secretário Peterson Cabral.
Publicidade
Isac Esteves, diretor do Hospital Municipal, ressalta a importância do acordo para os profissionais que estavam apreensivos: "Havia uma apreensão grande por parte dos profissionais, que temiam não mais receber o pagamento de dezembro. Agora que temos essa garantia, podemos ficar mais tranquilos e também podemos tratar dos plantões para o Carnaval e regularizar o atendimento geral". Os casos emergenciais estavam sendo recebidos nas duas unidades.
Ainda esse mês, há previsão de processo seletivo de contratação por tempo determinado dos profissionais de saúde pela prefeitura. O projeto já foi aprovado em sessão na Câmara, no dia 2. A proposta autoriza o Executivo a realizar as seleções para preencher cargos específicos no hospital municipal e na UPA. O legislativo deve votar ainda em fevereiro o projeto que estabelece a criação da Empresa Pública de Saúde que permitirá maior agilidade administrativa, principalmente no que diz respeito às contratações.