Por gabriela.mattos
Vans que circulam na cidade vão manter suas linhas até a licitaçãoDivulgação

Rio - O Ministério Público estadual está cobrando a licitação não só de ônibus, mas de vans e kombis do transporte alternativo. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o órgão determinou à prefeitura que fossem licitadas 83 linhas de ônibus que circulam no município. Com o acordo cumprido, agora o prefeito Nelson Bornier irá licitar as 34 linhas de vans.

O secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, disse que o município já cumpriu a determinação dos ônibus e não tardará a cumprir a licitação das vans. “Ao todo são 320 vans autorizadas para circular na região. Atualmente são 34 linhas no total. Vamos licitá-las e dar as permissões”, completou.

Ainda segundo Borborema, um estudo está sendo feito para encaixar as linhas. Ele explicou que o processo de licitação prevê a elaboração de estudo de viabilidade das linhas, até mesmo em relação à quantidade de vans espalhadas pela cidade, e se elas são adequadas ou vão precisar passar por mudanças.
Publicidade
“Estamos fazendo um pré- estudo e a licitação será dentro de critérios como o tempo de experiência dos motoristas”, acrescentou. De acordo com o secretário, as vans vão continuar circulando durante o processo de licitação, pois todas são regulamentadas. “É importante ressaltar que com a municipalização, o sistema de transporte alternativo que era bom, vai virar excelente. Essa mudança virá como medida para melhorar o todo”, finalizou.
TRANSPORTE ESCOLAR
Publicidade
A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu definiu o calendário de vistoria do transporte escolar para o primeiro semestre de 2016. Veículos com finais de placa 0 e 1 serão os primeiros a serem inspecionados, no dia 1º de março. De acordo com a portaria divulgada quarta-feira, as vistorias serão realizadas na sede da Secretaria (Rua Reverendo João Musch 34, Bairro Califórnia), das 9h às 17h. A inspeção segue até o dia 14 de março. O prazo deverá ser respeitado, independentemente da data da última vistoria do veículo.
Você pode gostar