Nova Iguaçu vai legalizar mais de 300 vans em 34 linhas

Ministério Público determinou ainda que 83 linhas de ônibus fossem licitadas no município

Por gabriela.mattos

Vans que circulam na cidade vão manter suas linhas até a licitaçãoDivulgação

Rio - O Ministério Público estadual está cobrando a licitação não só de ônibus, mas de vans e kombis do transporte alternativo. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o órgão determinou à prefeitura que fossem licitadas 83 linhas de ônibus que circulam no município. Com o acordo cumprido, agora o prefeito Nelson Bornier irá licitar as 34 linhas de vans.

O secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, disse que o município já cumpriu a determinação dos ônibus e não tardará a cumprir a licitação das vans. “Ao todo são 320 vans autorizadas para circular na região. Atualmente são 34 linhas no total. Vamos licitá-las e dar as permissões”, completou.

Ainda segundo Borborema, um estudo está sendo feito para encaixar as linhas. Ele explicou que o processo de licitação prevê a elaboração de estudo de viabilidade das linhas, até mesmo em relação à quantidade de vans espalhadas pela cidade, e se elas são adequadas ou vão precisar passar por mudanças.

“Estamos fazendo um pré- estudo e a licitação será dentro de critérios como o tempo de experiência dos motoristas”, acrescentou. De acordo com o secretário, as vans vão continuar circulando durante o processo de licitação, pois todas são regulamentadas. “É importante ressaltar que com a municipalização, o sistema de transporte alternativo que era bom, vai virar excelente. Essa mudança virá como medida para melhorar o todo”, finalizou.

TRANSPORTE ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu definiu o calendário de vistoria do transporte escolar para o primeiro semestre de 2016. Veículos com finais de placa 0 e 1 serão os primeiros a serem inspecionados, no dia 1º de março. De acordo com a portaria divulgada quarta-feira, as vistorias serão realizadas na sede da Secretaria (Rua Reverendo João Musch 34, Bairro Califórnia), das 9h às 17h. A inspeção segue até o dia 14 de março. O prazo deverá ser respeitado, independentemente da data da última vistoria do veículo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia