opina7marcoARTE KIKO

Nos últimos dois anos de gestão pude acompanhar a evolução significativa de todo processo das sociedades carioca e brasileira como um todo. Neste 8 de Março, precisamos ressaltar que o caminho ainda será longo em busca da equidade de gênero e também da segurança de nós mulheres.
Em um rápido apanhado das ações realizadas e implementadas na cidade do Rio de Janeiro, cabe destacar duas conquistas importantes e que se transformaram em política pública perene para as mulheres da Cidade Maravilhosa. Uma delas foi o Cartão Mulher Carioca, criado logo no primeiro ano de gestão, implementado em janeiro de 2022. O auxílio financeiro garante a qualquer mulher em situação de violência renda imediata para que ela consiga quebrar o ciclo da violência em que vive.
Começou com o valor de R$ 400 e agora já está em R$ 500. Mais de 500 cartões já foram distribuídos, podemos dizer que essas mulheres já estão saindo do seguro da violência com ajuda de poder público.
O sucesso do cartão foi confirmado pela Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro ao transformar em lei a medida emergencial. Dessa forma a iniciativa de auxílio se transforma em política pública permanente para todas as moradoras do Rio de Janeiro. Também foi com a iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher que a rede de enfrentamento à violência do município foi acrescida para 21 equipamentos. Quando no início tínhamos apenas quatro.
Todas as ações implementadas pela pasta visam um único objetivo: acabar com a epidemia de feminicídios que estamos vivendo no país. Apenas nos últimos anos mais de 200 mulheres foram assassinadas apenas por serem mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Não cabe à prefeitura do Rio de Janeiro trabalhar com a segurança pública, sabemos disso. Porém tudo que podemos fazer no pré-violência e no pós-violência, caso ele aconteça, nós estamos fazendo.
No 8 de Março, seguimos a tradição e competência do poder Executivo Municipal de trabalhar no pré-violência e também no pós-violência oferecendo aquilo que fazemos com excelência: tirar a mulher da dependência financeira do seu agressor. Desta vez, faremos isso oferecendo a maior cartela de oportunidades de cursos e empregos já visto em apenas um dia. Serão 8.000 mil oportunidades.
A epidemia de feminicídio é comprovada, porém é com alegria que posso trazer boas novas e dizer que a prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria da Mulher da cidade do Rio de Janeiro, e eu, como Secretária de Políticas de Promoção da Mulher, trabalhamos incansavelmente e de forma incessante para o bem-estar de todas as moradoras da cidade. Sejam elas turistas, imigrantes, moradoras, nascidas ou apenas residentes desta cidade que tanto nos encanta.
Joyce Trindade é secretária municipal da Mulher do Rio de Janeiro