Rubem Vieira, prefeito de Itaguaídivulgação

Os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, o emprego com carteira assinada no município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, cresceu 13,7%, passando de 19,7 mil para 22,4 mil vínculos de trabalho formal. No mesmo período de dois anos, no município do Rio de Janeiro, o crescimento do emprego foi de 12,4%. Já no Estado do Rio, 13,1%. Em nível Brasil, o alcance foi de 12,9%, o que demonstra como o crescimento da nossa cidade está acima em todas as comparações. Isso me deixa muito feliz e com a certeza de que nosso trabalho está na direção certa.

Para um município com menos de 150 mil habitantes, que é o nosso caso, alcançar tais feitos, muito orgulha nossa gestão, que sempre trabalhou bastante, com todas as secretarias, para fazer o melhor em tudo o que pudermos para quem vive e produz em Itaguaí.

Números positivos como esses não surgem de uma hora para outra. Menos ainda sem ações do Poder Público para estimular o crescimento da economia local. É o que estamos fazendo incessantemente. Desde que assumi a Prefeitura de Itaguaí em 2021, meu objetivo principal tem sido promover oportunidades de emprego para os cidadãos.

Em colaboração com empresas regionais e locais, realizamos melhorias no calçadão e no Centro da cidade, atraindo novos empreendimentos para a região e criando mais postos de trabalho.

Uma outra forma que encontramos para ajudar na geração de empregos foi diminuir a burocracia, simplificando leis. Também implementamos políticas e iniciativas para estimular o crescimento econômico da região, bem como investimos em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades para ajudar nossos munícipes a se prepararem para o mercado de trabalho.

Além disso, realizamos uma campanha de conscientização com o lema ‘Valorize o comércio local’. Acreditamos que essa valorização é crucial para o crescimento sustentável da cidade. Por isso, incentivamos os cidadãos a prestigiarem os negócios da região, o que fortalece a Economia da cidade. Trabalhando sempre, podemos criar um futuro mais próspero para Itaguaí.

Outra forma que encontramos de gerar emprego e renda para nosso município foi através da realização de eventos. A última Expo Itaguaí, que aconteceu no ano passado, por exemplo, gerou postos de trabalho – antes, durante e depois dos dias de festa. O resultado da Expo em nossa Economia foi incrivelmente satisfatório. O acontecimento, todo pago por patrocinadores, fez a renda circular pela cidade e possibilitou uma boa arrecadação para nossa gestão continuar usando da melhor forma possível o dinheiro público.

Em abril do ano passado, há exatamente um ano, Itaguaí havia aumentado a arrecadação em R$ 9 milhões em impostos, com a Economia já aquecida pela festa. Ao término do evento, o município arrecadou em torno de R$ 15 milhões.

Fazendo a Economia local girar e estimulando melhores condições de trabalho para os moradores de Itaguaí, aos poucos conseguimos alcançar os significativos números citados que exaltamos nesta simbólica data do Dia do Trabalhador. Temos mais a fazer. E faremos. Trabalho gera trabalho.
Rubem Vieira é prefeito de Itaguaí