opina28julARTE O DIA

Manter a equipe motivada é o segredo para ótimos resultados, pois as pessoas são os maiores ativos das empresas, a força motriz que faz a engrenagem funcionar. Fazer com que cada um dê o seu melhor é o papel do verdadeiro líder. Colaboradores infelizes resultam em queda da produtividade e, consequentemente, impactam negativamente a saúde operacional e financeira da empresa. Seguem aqui seis dicas de ouro.
As metas precisam estar claras para todos os integrantes da equipe. Eles precisam saber quais os objetivos a serem alcançados e se identificarem com o que fazem. Desse modo, a equipe consegue antever problemas, definir objetivos, contornar obstáculos e fazer ajustes para a realização do trabalho conforme planejado.
É fundamental deixar claro qual o papel de cada um. O indivíduo deve conhecer a sua função e, ainda, saber com quem contar para cada atividade. O trabalho em equipe é a junção das competências na execução das tarefas, com foco no objetivo comum.
O elogio de um superior é ótimo, mas pessoas também gostam de ser reconhecidos por seus pares. Criar uma mentalidade de grupo é saudável e ajuda cada colaborador a trabalhar melhor. E lembre-se: elogie em público. Critique em particular!
Estimule a união e não a disputa entre os membros da equipe. As pessoas precisam se ver como uma peça que se encaixa num conjunto e que todo o trabalho é importante no processo. Mostrar que a união das competências é o que leva o grupo a vencer.
"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" é tudo o que um líder não pode ser. Um líder mostra que, mais que dar ordens ou orientações, também segue à risca tudo o que prega. Quer pontualidade? Cumpra horários. Quer dedicação? Esteja sempre disponível. Como diz o ditado: "palavras movem; os exemplos arrastam".
Um elogio individual é motivador, uma celebração em grupo é contagiante e uma análise serena sobre falhas e problemas traz a confiança necessária para o crescimento da equipe. É como no esporte coletivo: "celebre nas vitórias, aprenda nas derrotas".