Antônio Geraldo da SilvaDivulgação
A paz é uma construção, cada pessoa tem o seu próprio conceito, formado através de suas crenças e experiências. Inclusive, é um conceito que varia de cultura para cultura, para os judeus a paz é vista como a plenitude de Deus, a completude do ser, o estar bem em todos os sentidos; já para os mulçumanos a paz significa submissão a Deus; para os budistas a paz está relacionada às próprias ações e como elas podem interferir no processo de paz do mundo, portanto para a encontrar a paz é preciso uma ação pacífica.
Eu sou um homem do interior, que viaja o mundo, que conhece todos os espaços, mas que sempre volta às origens, eu valorizo o silêncio e a tranquilidade que só o interior pode nos proporcionar, me dá uma sensação de paz.
Para mim, a paz é estar bem, saudável, calmo, focado e concentrado em meus objetivos. É me alimentar bem e praticar exercícios físicos. É uma consonância entre mente e corpo. Quando respeitamos o ritmo natural do nosso corpo e o nosso relógio biológico, estamos em paz. A medicina chama esse ritmo de ciclo circadiano, que é um sistema que regula as principais atividades e processos biológicos, sono, alimentação e metabolismo. Precisamos respeitar o nosso ritmo e assim renovar a cada 24 horas uma vida saudável.
Então, estar em paz pode significar também, ter saúde física e mental, equilíbrio e disciplina. Você é responsável pela sua paz e o seu progresso em direção a vida saudável, por isso, se algo não está indo bem com você nesses aspectos, procure um médico, faça os seus exames ou peça ajuda de alguém próximo. Não há saúde sem saúde mental, por isso que o médico psiquiatra pode te ajudar a cuidar da sua saúde mental e prevenir as doenças mentais, vença o preconceito e cuide-se!
Antônio Geraldo da Silva
Psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.