Bairro Jabaquara rua tomada pela água moradores reclamam da falta de pavimentaçãoDivulgação/reprodução rede social

Paraty - Ruas alagadas, família desabrigada, queda de árvores e deslizamento, foram os rastros deixados pelo temporal que atingiu Paraty, na costa verde, na tarde deste sábado (13).
Rio_santos, em Paraty na altura do bairro Várzea do Corumbê bolsão de água na pista - Divulgação/reprodução rede social
Rio_santos, em Paraty na altura do bairro Várzea do Corumbê bolsão de água na pistaDivulgação/reprodução rede social
 
Segundo a prefeitura, no bairro Condado, uma família foi retirada de casa por risco de deslizamentos e abrigada em uma pousada, ruas foram totalmente invadidas pela água. O volume de chuva acumulado foi de 118 milímetros em apenas 4 horas. O esperado era de 50mm. Ainda de acordo com as informações, os bairros Novo Horizonte, Sertão do Taquari, Patrimônio, Condado e Corisco, onde teve uma cabeça d'água em uma cachoeira, as ruas foram inundadas.
Outra localidade castigada pela chuva foi o bairro Jabaquara, um grande acúmulo de água na avenida Roberto Silveira, deixou moradores ilhados. Segundo a população a falta de pavimentação e um projeto para escoar a água da chuva poderiam reduzir o problema enfrentado por eles todas as vezes que chove forte na cidade. " A chuva todo ano vai vim a cidade é que deve se preparar, ou vai contar com a sorte e com São Pedro" - disse Leonor, aposentado (75) em desabafo na rede social.  Outros internautas também interagiram cobrando do executivo pavimentação nas ruas que ainda não há. " Pagamos nossos impostos em dia e a prefeitura falha com a gente" . 
Obras 
Em nota a prefeitura afirma que já foi protocolado no Estado o pedido de liberação de recursos na ordem de R$ 34 milhões para a realização das obras no bairro Jabaquara.
"A prefeitura de Paraty informou ainda que os projetos de infraestrutura para a Jabaquara ficaram suspensos devido a ação judicial que resultou no embargo de um loteamento adjacente ao bairro, e que implicou também na suspensão das obras de instalação da rede coletora e de elevatórias para o tratamento de esgoto(Processo : 0007976-32.2020.8.19.0041).
Esse processo foi objeto de uma audiência de conciliação no dia 02/10/2023, no quarto núcleo de direito ambiental do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, quando ficou estabelecido um acordo judicial para o desembargo do loteamento em questão e para uma contrapartida em investimentos financeiros em obras de tubulação e de equipamentos de infraestrutura e de instalações operacionais necessários à implantação da rede coletora de esgoto no bairro Jabaquara.
“Com isso, ficam também liberados os investimentos adicionais em infraestrutura, na ordem de R$34 milhões que inclui a drenagem e o asfaltamento das ruas do bairro. O processo para realização já foi protocolado na Secretaria de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro (Seinfra). Na nota o executivo ainda destaca “ que a instalação da rede coletora de esgoto precede todo e qualquer projeto de asfaltamento”.
No sábado, houve também registro de quedas de árvores. Equipes da prefeitura visitaram os locais atingidos pela enxurrada desobstruindo as ruas. No início da noite, a Defesa Civil estava realizando vistorias nas áreas atingidas, para fazer o levantamento do prejuízo. Não se tem informação de consequências mais graves com relação ao temporal que caiu em Paraty. O esperado para os municípios da costa verde, pela previsão era de 50mm.
Em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.