Petrópolis - Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a Prefeitura vem realizando uma série de ações. Apresentação de filme, visitas as instituições que atendem as pessoas com down e a Caminha Down, que acontece no domingo, dia 23, fazem parte das atividades em alusão a data.
“Esse é um momento para sensibilizar a sociedade quanto aos direitos, ao bem-estar e à inclusão desses cidadãos para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades de todos”, disse o prefeito Hingo Hammes, convidando a todos para participarem da Caminha Down. “Será um evento inclusivo promovendo a integração, acessibilidade e diversão”, ressaltou o prefeito.
Hoje, Dia Internacional da Síndrome de Dow, servidoras de diversas unidades da Secretaria de Educação acompanharam a exibição do filme “Marcação Cerrada”, na Casa da Educação Visconde de Mauá. Depois elas participaram de um debate com os atores e com o diretor e cineasta Rodolfo Medeiros. A produção, realizada por profissionais de Petrópolis, contou com elenco formado por pessoas com síndrome de Down e abordou o direito à independência e a importância da inclusão. Já na quarta-feira, dia 19, também na Casa da Educação, aconteceu uma palestra com pedagogas da APAE, que compartilharam experiências relacionadas ao atendimento educacional especializado.
Para quem quer participar da Caminha Down, a concentração está marcada para às 9h no Palácio de Cristal, no Centro, com início da caminhada às 9h30. Os participantes darão uma volta completa no quarteirão, seguindo pelas ruas Alfredo Pachá e Padre Siqueira e finalizando na entrada do palácio. Após a caminhada haverá atividades no Palácio de Cristal.
A Caminha Down é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência, de Esporte e de Cultura, em parceria com projeto Gigi, APAE, Projeto Andorinhas e Coral dos Anjos.
As ações continuam ao longo da próxima semana, o secretário da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Leandro Kronenberger, vai visitar instituições que atendem pessoas com síndrome de Down. “Nosso objetivo com essas visitas é colocar a secretaria a disposição dessas entidades e fortalecer as parcerias. Também vamos atuar auxiliando essas instituições e fazendo uma ponte com outras secretarias e avançar na prestação de serviços e na criação de políticas públicas”, ressaltou o secretário.
Circuito de Esporte e Lazer Para garantir o atendimento a caminhada e não afetar o trânsito nas ruas do Centro, no domingo, dia 23, o Circuito de Esportes e Lazer vai funcionar apenas na Avenida Barão do Rio Branco, das 7h às 16h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.