Expectativa é castrar cerca de 500 animais nesta primeira etapaFoto: Divulgação

Petrópolis - A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira (25) ao mutirão de castrações de cães e gatos do município. Nesta primeira etapa, a expectativa é castrar 500 animais da região de Araras. Foi feito um cadastramento prévio, mas ainda há vagas para quem não foi cadastrado.
“Nosso objetivo é oferecer o melhor serviço para a população de cães e gatos e, desta forma, garantimos qualidade de vida e um controle populacional, evitando o abandono de animais” comentou o prefeito Hingo Hammes.
Ainda estão disponíveis 20 vagas de cirurgia para gatos, que serão realizadas nesta quarta-feira (26). Na quinta-feira (27) o número é ainda maior, são 85 vagas disponíveis para cães. Basta comparecer ao local a partir das 7h da manhã com o animal e os seguintes documentos: identidade e CPF do tutor e comprovante de residência atualizado.
“Abrimos o cadastro com antecedência, mas ainda sobraram vagas. Por isso estamos aceitando animais que ainda não foram cadastrados para aproveitar essa oportunidade e garantir o serviço” explicou o Secretário Municipal de Saúde Luís Cruzick.
Os animais que forem submetidos à cirurgia de castração devem estar em jejum de 8 horas (água e comida). Cães devem ser levados com guia e coleira ou enforcador. Já os gatos devem ser levados na caixa de transporte para evitar a fuga.
As cirurgias acontecem em um castramóvel que conta com uma equipe de 14 pessoas, sendo 7 veterinários. A unidade tem capacidade para realizar certa de 150 cirurgias por dia. A castração acontece das 7h às 15h na quadra em frente a Unidade Básica de saúde de Araras, localizada na Estrada Bernardo Coutinho, 3435.