Por cadu.bruno

Rio - Com uma programação de filmes que abordam o universo da ficção científica, a mostra ‘Pensamento Sci-Fi: O universo, o homem e a máquina’ chega aos últimos dias de exibição esta semana. Hoje, há sessões nas unidades do Sesc em Engenho de Dentro e nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana. Até quinta-feira, quando termina a mostra, serão exibidos seis longas-metragens que questionam a relação do homem com a ciência, a tecnologia e a vida alienígena.

‘Os malditos’, dirigido em 1963 pelo cineasta Joseph Losey, será exibido às 14h no Sesc Engenho de Dentro. Na trama, ao fugir de bandidos, um casal encontra um grupo de cientistas envolvido num projeto secreto do governo americano. Ao tomarem conhecimento de seus experimentos, os dois se tornam prisioneiros em um complexo onde estão confinadas crianças com estranhos poderes.

‘O planeta proibido’%3A filme conta a história de uma expedição científica para colonizar um país distante. Apenas um tripulante sobreviveDivulgação

No Sesc Nova Friburgo, será exibido hoje, às 16h, o filme ‘Eles vivem’, em que o personagem principal, John Nada, encontra um par de óculos escuros fantásticos por meio do qual consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos. É aí que ele percebe que seres extraterrestres estão prestes a dominar o planeta, e articula, junto com o companheiro de trabalho Frank, um movimento para resistir à dominação, que acaba sendo taxado de subversivo e perseguido pela polícia.

‘Eles vivem’, dirigido em 1988 por John Carpenter, será exibido na terça-feira, no Sesc Nova Iguaçu, em três horários: 10h, 14h e 18h30, e na quinta, na unidade de São João de Meriti, às 18h30.

Em Teresópolis, a atração de hoje, às 15h, é o filme ‘Fuga no século 23’, que faz uma projeção para a sociedade daqui a duas centenas de anos. Na história, dirigida em 1976 por Michael Anderson, todos os cidadãos do futuro têm direito a condições maravilhosas de vida. Mas há um porém: ninguém pode passar dos 30 anos de idade.

Logan, personagem vivido pelo ator Michael York, é o responsável por reprimir os que não cumprem as regras. Até o dia em que ele atinge a idade limite e decide fugir. ‘Fuga no século 23’ também será exibido no Sesc Niterói e no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. As sessões serão na próxima quinta-feira, às 18h e às 19h, respectivamente.

Ao longo da semana, haverá debate após a exibição de ‘O planeta proibido’, com as filósofas Ana Beatriz Gomes e Luame Cerqueira. O encontros serão nas unidades da Tijuca, de Ramos e de Nova Iguaçu. Confira a programação em sescrio.org.br.

Você pode gostar