Por karilayn.areias

Rio - O Sesc RJ destaca a produção dos fotógrafos da Baixada Fluminense na exposição ‘Olhares da Baixada’, em cartaz nas unidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti. Ao todo, nove artistas participam da mostra. A entrada é gratuita.

Imagem do fotógrafo Ratão Diniz%2C um dos artistas da mostra 'Olhares da Baixada' nas unidades do Sesc em Nova Iguaçu%2C Duque de Caxias e São João de MeritiDivulgação

Nos registros de Ratão Diniz, Igor Freitas, Mazé Mixo, Getúlio Ribeiro, Theo Guedes, Danilo Sergio, Fabio Caffé, Tayana Leoncio e Paula Eliane, imagens que demonstram ligações afetivas e pessoais com a região. Em seus trabalhos, prevalecem um traço em comum: as cenas da vida cotidiana, repletas de referências às festas populares e  eligiosas, à paisagem arquitetônica e aos problemas sociais que afetam a região.

Sob a curadoria de Simone Rodrigues, a exposição ‘Olhares da Baixada’ propõe uma reflexão sobre a percepção que cada fotógrafo tem da região a partir da observação de suas imagens, além de valorizar a importância crescente dessa produção local. Os registros retratam a diversidade de olhares sobre a vida dos moradores e estabelecem um diálogo artístico com as comunidades do entorno, num movimento que contribui para a afirmação das identidades locais.

Mazé Mixo é fotojornalista e documentarista. Realizou duas exposições individuais e dirigiu o filme ‘Hùndàngbèna — O Ninho da Serpente’, sobre uma roça de Candomblé JejeMahi em Caxias. GetúlioRibeiro também se relaciona com o cinema, como diretor e roteirista de curtas-metragens. Ratão Diniz documenta o grafite em um de seus projetos e Paula Eliane registra aspectos da cultura afro-brasileira.

Igor Freitas promove eventos culturais em Caxias e Belford Roxo. Tayana Leoncio fundou a ONG Há Esperança, que atua com reforço escolar. Fabio Caffé integra o coletivo Favela em Foco, Theo Guedes mantém o projeto Cartógrafos #Meriti e Danilo Guedes atua junto à Secretaria de Cultura de Nilópolis. 

Serviço

SESC NOVAIGUAÇU. Rua Dom Adriano Hipólito 10, Moquetá (2797-3001). Sex e sáb, das 9h às 18h.

SESC DUQUE DE CAXIAS. Rua General Argolo 47, Jardim 25 de Agosto (3659-
8412). Sex e sáb, das 8h às 17h.

SESC SÃO JOÃODE MERITI. Avenida Automóvel Clube 66, Centro (2755-7070). Sex e sáb, das 9h às 18h. Entrada gratuita. Classificação livre. As exposições ficam em cartaz de terça a sábado. Até 30 de dezembro em Duque de Caxias e em Nova Iguaçu. E até 2 de dezembro em São João de Meriti.

Você pode gostar