Exposição de Anders Bergman é inaugurada em ResendeFoto: Anders Bergman
Bergman conta que conheceu Penedo há sete anos e se encantou pela história dos finlandeses que se estabeleceram na região quase cem anos atrás com o sonho de construir uma comunidade utópica. Inspirado por essa história e pela influência do folclore finlandês e sueco mesclada à cultura brasileira, ele criou uma interpretação ficcional desse sonho utópico que agora exibe no MAM Resende.
A exposição de Bergman explora diferentes conceitos por meio de obras como “Mirror House” (Casa Espelho), uma série de fotos documentais inspirada em uma instalação localizada na Finlândia, que reflete a ideia de “utopia” como “nenhum lugar”, de acordo com seu significado original.
Anders Bergman nasceu em Dalarna, Suécia, e formou-se pela Academia de Belas Artes em 2006. Com foco na conexão entre arte e arquitetura, ele adota materiais reciclados e práticas sustentáveis, explorando o tempo e a memória nos ambientes que habita. Suas obras têm sido exibidas internacionalmente, incluindo trabalhos no Centro de Arte Haihatus, na Finlândia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.