Se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.Foto: Ilustração

Rio das Ostras - A distribuidora de energia Enel, estará promovendo o projeto "Energia Legal" em Rio das Ostras, até sexta-feira (5), com o objetivo de combater fraudes e furtos de energia na região. Em suas 59 edições anteriores, o projeto já identificou cerca de 24,2 mil casos de furto de energia, a maioria em residências e comércios, nas 28 cidades por onde passou desde o final de 2019.
O roubo de energia é considerado crime, sujeito a pena de um a oito anos de reclusão. Além de ilegal, essa prática prejudica a qualidade do serviço prestado, resultando em mais interrupções e dificultando o restabelecimento da energia elétrica para todos os consumidores. Estima-se que, sem o furto de energia, as tarifas poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Aqueles que realizam ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", colocam não apenas suas próprias vidas em risco, mas também a segurança da comunidade. Pessoas não qualificadas que tentam manipular medidores de energia ou fazer ligações diretas na rede correm o risco de sofrer choques elétricos e acidentes graves, inclusive fatais.
Para denunciar casos de furto de energia, os cidadãos podem utilizar o aplicativo da distribuidora ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 280 0120, garantindo o anonimato.