Rio recebe a terceira edição de festival no Dia Mundial dos Refugiados - Divulgação / Cáritas
Rio recebe a terceira edição de festival no Dia Mundial dos RefugiadosDivulgação / Cáritas
Por O Dia

Rio - Após o sucesso de 2017, o festival Rio Refugia chega à sua segunda edição em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. O evento que quer reunira novamente brasileiros e estrangeiros será realizado no próximo sábado, dia 23 de junho, das 10h às 17h, no Sesc Tijuca, na Zona Norte do Rio. A entrada é gratuita.

O festival é uma realização conjunta do Abraço Cultural Rio de Janeiro, do Programa de Atendimento a Refugiados do Cáritas RJ, do Chega Junto e do Sesc RJ. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) apoia a celebração. O Dia Mundial do Refugiado é comemorado mundialmente no dia 20 de junho. 

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo a integração e conscientização para o tema do refúgio, além de dar maior visibilidade à questão dos deslocamentos forçados e valorizar os refugiados residentes na capital fluminense, que estarão presentes tanto como produtores quanto como convidados.

Em 2018, o número de chegadas de venezualanos ao Rio aumentou 187%

Segundo o Cáritas, nos quatro primeiros meses deste ano, foram atendidos 122 venezuelanos recém-chegados pela organização. Um aumento de 187% em comparação aos 57 atendidos no mesmo período de 2017.  

Você pode gostar