Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Cachambi, comemora dia de Nossa Senhora Imaculada da ConceiçãoPedro Ivo/Agência O Dia

Rio - Diversos fiéis compareceram, nesta quinta-feira (8), a igrejas no Rio para prestar homenagens à Nossa Senhora Imaculada da Conceição. Pessoas deixaram flores, como rosas brancas, nos altares como forma de gratidão pelo cuidado da padroeira com suas vidas. Neste mesmo dia, é celebrado do Dia de Oxum, considerada orixá do amor no candomblé e em outras religiões de matriz africana.
"É muita emoção, tenho vários testemunhos. Esse dia representa muita gratidão para mim", disse a fiel Marília, que levou flores em homenagem à Santa.
O DIA esteve na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Cachambi, na Zona Norte, e, apesar de pouco movimentada, vários fiéis estiveram presente para rezar e prestar homenagens. Já na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, o movimento foi grande e contou com uma missa especial para o dia, com muitas flores e luzes ao redor do templo.
Vendedores também montaram barraquinhas de comidas do lado de fora da igreja, em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição.  
Portela comemora o dia de sua padroeira
Seguindo a tradição, nesta quinta-feira (08), a agremiação Portela dedicou o dia inteiro à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Os festejos começaram às 05h com alvorada, seguido por um café da manhã. Pela noite houve missa na capela da santa, que fica na quadra da escola, em Madureira. Após a celebração religiosa, foi servido bolo à comunidade.
A festa para a Padroeira contou com a presença de representantes da diretoria e de todos os segmentos da agremiação. A organização do evento foi feita pelo baluarte Jeronymo da Portela, com suporte do Departamento Social.
A história de Nossa Senhora Imaculada da Conceição
O título de Imaculada Conceição refere-se a um dogma estabelecido pela Igreja Católica, em 1854, por meio de uma promulgação feita pelo papa Pio IX, de que concepção da Virgem Maria foi sem a mancha do pecado original. De acordo com a doutrina, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem foi preservada do pecado pela graça de Deus e sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida dela transcorreu completamente livre de pecado.
A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.
No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação direta com Nossa Senhora Aparecida, pois a imagem da padroeira do Brasil é, na realidade, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso a data é considerada tão importante no país.