Contra Marcelo dos Santos Teixeira, 45, haviam três mandados de prisão em abertoDivulgação/Disque Denúncia

Rio - Um homem suspeito de se passar por pastor evangélico para furtar vítimas foi preso, nesta segunda-feira (2), em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Segundo investigadores da 21ª DP (Bonsucesso), responsável pelo caso, a prisão de Marcelo dos Santos Teixeira, de 45 anos, aconteceu na Rua Castelo do Piauí, com a ajuda de informações obtidas pelo setor de inteligência da Polícia Civil e também por denúncias anônimas feitas ao Disque Denúncia. 
O suspeito se passava por falso líder religioso para conquistar a confiança dos fiéis, que em sua maioria eram idosos. A estratégia do pastor consistia em, junto com uma mulher, pedir acesso à residência das vítimas com o pretexto de fazer uma oração no imóvel. Uma vez dentro da casa, um deles distraía o dono da casa, enquanto o outro pedia para ir ao banheiro e entrava nos cômodos para roubar pertences como joias, dinheiro, além de cartões bancários e de crédito.
Em seguida, eles se despediam e saíam do local rapidamente. Com os itens furtados, Marcelo e outros comparsas faziam compras em lojas e sacavam altos valores em caixas eletrônicos e também vendiam as joias. As vítimas só ficavam sabendo do golpe horas depois, ao procurar seus pertences, ou ao serem notificados por seus bancos das compras e saques indevidos.
No momento da prisão, o falso pastor tentou fugir, mas foi capturado por agentes enquanto saía pelos fundos da casa. O suspeito já era foragido da Justiça e contra ele haviam três mandados de prisão em aberto pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa. Marcelo ainda tem oito anotações criminais por furto qualificado e formação de quadrilha ou bando, acumulando três condenações.