A Feira das Yabás fica no bairro de Oswaldo Cruz, na Zona NorteDivulgação
Patrimônio cultural do Rio, Feira das Yabás acontece domingo, em Oswaldo Cruz
Evento reúne rodas de sambas, cultura afro-brasileira e barraquinhas com comidas preparadas por celebridades, como Tia Surica
Rio - Acontece no próximo domingo (8), a partir das 13h, a primeira edição do ano da tradicional Feira de Yabás, reconhecida recentemente como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio. O evento de cultura afro-brasileira atrai grandes nomes do samba e boa comida preparada por celebridades.
A feira é realizada periodicamente na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte. A entrada é gratuita e sua classificação, livre. É na feira que se reúnem e se concentram milhares de pessoas para festejar a cultura afro-brasileira. Tudo isso celebrado por rodas de samba – sua maior atração – e barracas de comidas preparadas por nomes como Jane Carla, Tia Surica e Neide Sant'anna, da Velha Guarda da Portela.
Fundador do evento, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também é criador do Trem do Samba, viu na Feira das Yabás uma maneira de recriar tradições, além de preservar uma riqueza que vai além do lastro da moeda: a cultura.
"É tão bonito quando isso acontece. A Feira das Yabás e o Trem do Samba não são eventos que vão com o vento. Eles têm todo um processo cultural importante na cidade, porque aquela região é muito rica culturalmente, mas todas as riquezas são imateriais, e bem imaterial, se você não recriar, entra no esquecimento. Cultura é memória. E é justamente a memória coletiva de lá que não pode entrar em esquecimento", ressaltou o sambista.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.