Rio – O município do Rio entrou em Estágio de Mobilização às 15h20 desta quarta-feira (11) devido à previsão de pancadas de chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de ventos para as próximas três horas, ou seja, ao final da tarde e início desta noite.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. O estágio pode mudar devido à chuva e/ou outros fatores.
Segundo Sistema Alerta Rio, o Radar do Sumaré já detecta núcleos de chuva sobre a Zona Norte da cidade. Outros núcleos de chuva descem da Baixada Fluminense em direção à cidade do Rio.
A chuva foi registrada em bairros como Irajá, Anchieta e na Avenida Brasil, na altura de Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste. O Alerta Rio mostrou que, nas estações de Irajá e Anchieta, choveu 11,8 milímetros na última hora. Quando o acumulado atinge entre 5,1 e 20 mm em pelo menos duas estações no período de 1 hora significa o registro de chuva moderada. Houve também registro de chuva moderada nos bairros de Santa Cruz e Sepetiba, ambos na Zona Oeste.
Sol durou pouco
Sumido, o sol apareceu durante a manhã desta quarta-feira, embora tenha durado pouco, cedendo lugar às pancadas de chuva. A previsão é de que a quinta-feira (12) e a sexta-feira (13) permaneçam com tempo sendo influenciado por áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera, em conjunto com o calor e a elevada umidade. Segundo o Alerta Rio, modelos numéricos apontam para uma estimativa média de chuva de 10 milímetros para cada um desses dias.
O fim de semana será de céu parcialmente nublado, embora não haja previsão de chuva para o sábado (14) e o domingo (15). As temperaturas seguirão estáveis e elevadas.
Recomendações em casos de ventos fortes:
O Centro de Operações Rio reforça as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros diante da ocorrência de raios e rajadas de ventos fortes:
Na rua:
- Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas; - Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar; - Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; - Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e árvores;
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.