Novas ambulâncias irão substituir os veículos com mais tempo de uso e ampliar frotaEstefan Radovicz / Agência O Dia
"Uma importante meta da nossa nova gestão é fortalecer o atendimento da rede de saúde nos municípios. O objetivo é que cada um dos 17 milhões de habitantes desse estado, e não só da capital e Região Metropolitana, possa receber um atendimento digno, rápido, com profissionais qualificados, bem remunerados, e seja socorrido com uma ambulância de qualidade", disse o governador Cláudio Castro.
A nova frota visa fortalecer também o atendimento nas bases descentralizadas. Implementada há oito meses, a proposta dos postos é funcionar 24 horas por dia e contar com pelo menos uma ambulância e uma motolância, utilizada em áreas de difícil acesso, para desafogar os hospitais e reduzir o tempo de resposta nos atendimentos. Mais de 35 mil atendimentos foram realizados nas 20 bases, espalhadas por toda a cidade. A expectativa é de que outras 20 sejam instaladas.
"Cerca de 30% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro não dispõem ainda do Samu. A Secretaria de Estado de Saúde vem investindo no atendimento móvel de urgência e emergência. Nesse sentido, já inauguramos 20 bases descentralizadas em áreas estratégicas da cidade, que estão reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos e ajudando a desafogar hospitais", explicou o secretário de Saúde Doutor Luizinho.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.