Paes se reuniu com os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Turismo, Daniela CarneiroÉrica Maritin/Agência O DIA

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se reuniu com os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Turismo, Daniela Carneiro, para debater o futuro dos aeroportos Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, na manhã deste sábado (21). Ao término do encontro foi informado que tanto o governo federal quanto a concessionária RIOgaleão vão procurar uma forma para se chegar a um acordo favorável a todos.

Segundo o ministro Marcelo França, o Governo Federal estuda a possibilidade de relicitar a concessão do aeroporto RioGaleão.

"Existe uma situação jurídica e política. Nós vamos estudar a retomada dessa possibilidade porque é a maneira mais simples. Essa é uma das maiores empresas do mundo. Sabemos que sofreu com a pandemia. Temos essa consciência e a empresa demonstra a ideia de continuar. Vamos encontrar uma fórmula rápida e eficiente. Se for possível, bom. Se não for juridicamente, vamos encontrar uma forma para que a mesma empresa possa continuar concorrendo no Brasil. Nesse caso específico não houve uma atitude de renúncia à concessão, vamos estudar para que essa renúncia seja renunciada", disse França que lembrou que, na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, em plenário, o projeto de relicitação da concessão do Aeroporto Auízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.


Durante o encontro, Paes ressaltou que município e Estado, representado pelos secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Transportes, Washington Reis, estão juntos na busca por uma solução que beneficie o Rio.

"Essa reunião teve dois objetivos muito claros: ouvir a concessionária atual, seus argumentos, e se ainda é possível a reversão da devolução do Galeão, já que o governo anterior tinha um desejo obsessivo e irresponsável de enxotar do Brasil a maior operadora de aeroportos do mundo. E nós acreditamos que sim, ainda há tempo. Até porque, o tempo a ser gasto e o custo de uma nova concessão serão péssimos para todos. E o segundo, mostrar a visão da cidade sobre a melhor distribuição de voos entre Galeão e Santos Dumont, para que o funcionamento de um não canibalize o outro, e evitar que ambos nos prejudiquem, encarecendo o preço das passagens, diminuindo a oferta de voos, turistas e empregos no Rio", disse o prefeito Eduardo Paes.

A ministra do Turismo Daniela do Waguinho frisou que é preciso fortalecer o protagonismo do turismo e, especialmente, do Galeão. E se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.

"O lema do governo federal é União e Reconstrução e é isso o que estamos fazendo aqui. E o que gente precisa é fortalecer o protagonismo do turismo e do Galeão e me coloco à disposição para essa ação. Porque quando falamos de turismo, a gente fala de geração de empregos e precisamos de infraestrutura para acolher os turistas", avaliou Daniela.

Carnaval

Além do futuro do Galeão e do Santos Dumont, a operação do aeroporto internacional durante o carnaval 2023 também foi debatida. O presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, garantiu que não existe a possibilidade de a operação sofrer um colapso, principalmente, porque a concessionária vai cumprir com todas as suas obrigações.

Também participaram do encontro o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o deputado federal Pedro Paulo, o deputado federal Alessandro Molon, o deputado federal eleito Eduardo Bandeira de Mello, o subsecretário estadual de Turismo, Nilo Félix, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.