Bloco de rua Gilvan de Souza / Agência O Dia
Para minimizar os impactos à fluidez ocasionados pelas interdições, agentes de trânsito da Guarda Municipal e da CET-Rio orientarão os motoristas nos dias de eventos.
Principais interdições no entorno do Sambódromo:
A partir das 16h:
– Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre a agulha localizada após a Rua Carmo Neto (altura dos Correios) e a Rua de Santana;
– Rua Benedito Hipólito, entre a Rua Carmo Neto e a Rua do Santana;
– Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Amoroso Lima e a Rua Carmo Neto;
– Rua Marquês de Sapucaí, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Salvador de Sá;
– Via de retorno sob a Avenida Trinta e Um de Março, próxima à Rua Benedito Hipólito, sentido Túnel Santa Bárbara;
– Alça de descida da Avenida Trinta e Um de Março para a Rua Benedito Hipólito, sentido Rua de Santana;
– Rua Haroldo de Andrade, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Benedito Hipólito;
– Rua Comandante Maurity, entre a Rua Benedito Hipólito e a Rua Júlio do Carmo.
A partir das 17h:
– Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Frei Caneca e a Rua Carmo Neto;
– Alça de descida da Avenida Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá e o respectivo retorno;
– Via de ligação da Rua Frei Caneca, paralela à Praça da Apoteose, para a Avenida Salvador de Sá.
A liberação das vias está prevista para ocorrer entre 1h e 2h dos dias seguintes.
Desvios:
Os veículos procedentes da Avenida Presidente Vargas em direção ao Túnel Santa Bárbara deverão adotar o seguinte percurso: Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carrilho e Rua Frei Caneca até o acesso ao Viaduto 31 de Março;
Já os veículos procedentes do Centro e da Lapa com destino à Tijuca e Avenida Brasil serão desviados pela Rua Frei Caneca em direção ao Viaduto 31 de Março, onde deverão usar a alça de acesso à Avenida Presidente Vargas. Aos motoristas que estiverem nessa rota, recomenda-se seguir pela Praça da República ou pela Rua de Santana, para que possam acessar a Avenida Presidente Vargas antes do trecho impactado pelo evento.
Inversão de mão de direção:
Os veículos procedentes da Rua Afonso Cavalcanti serão desviados para a Rua Amoroso Lima, a qual terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Av. Presidente Vargas.
Proibição de estacionamento:
Nos dias de evento, o estacionamento de veículos será proibido das 14h às 2h dos dias subsequentes nas seguintes vias:
– Rua Amoroso Lima;
– Rua Carmo Neto;
– Rua Frei Caneca.
Esquema especial de trânsito para os desfiles dos blocos aprovados pela prefeitura:
As interdições de trânsito serão efetuadas, inicialmente, na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões.
A liberação se dará após a dispersão do público, com limpeza das vias pela Comlurb.
Segundo a CET-Rio, a operação de trânsito contará com 80 pessoas, entre agentes da CET-Rio, Guardas Municipais e apoiadores de tráfego, 14 veículos operacionais e 25 motocicletas. As equipes trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar os pedestres, coibir o estacionamento irregular e executar bloqueios necessários para garantir a manutenção da fluidez da rede viária e a segurança de pedestres, foliões e motoristas.
Além disso, reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.
O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
Serão utilizados 9 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.
Sábado (28)
- Chame Gente, das 9h às 15h, na Av. Prefeito Mendes de Moraes, na altura da Rua Herbert Moses, em São Conrado, na Zona Sul.
A concentração será às 9h na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, na altura da Rua Herbert Moses. O desfile será das 10h às 15h e seguirá pela Avenida Prefeito Mendes de Moraes até a Rua Engenheiro Amandino de Carvalho. Para viabilizar o desfile, a Avenida Prefeito Mendes de Morais será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Herbert Moses e a Rua Engenheiro Amandino de Carvalho.
Desvios:
Proibição de estacionamento:
- Soul da Gema, das 14h às 20h, na Av. Lúcio Costa, 3.360, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
A concentração será às 14h na Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla da praia. O desfile será das 16h às 20h e seguirá pela Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla até o Posto 3. Para viabilizar o desfile, a Avenida Lúcio Costa será interditada, sentido Praça do Ó, no trecho entre a Ponte Lúcio Costa e o Posto 3.
- 20 de ouro do Mestre Odilon, das 15h às 21h, na Estrada do Rio Jequiá, 729 Zumbi, na Zona Norte.
A concentração será às 15h. O desfile será das 17h às 21h e percorrerá a Rua Maldonado e Praça Iaiá. Para viabilizar o desfile, será necessário interditar:
- Rua Maldonado, entre a Estrada do Rio Jequiá e a Rua Paramopama;
- Rua Paramopama, entre a Rua Maldonado e a Rua Fernandes da Fonseca;
- Dispersão na Praça Iaiá Garcia.
Domingo (29)
- Me chama, das 9h às 14h, na Av. Lúcio Costa, 3.360, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
- Só Caminha, das 12h às 18h, no Largo dos Leões, no Humaitá, na Zona Sul.
- Rua Marques, entre Rua Humaitá e Rua Capistrano de Abreu;
- Rua Capistrano de Abreu;
- Rua Conde de Irajá;
- Largo dos Leões, pista interna, junto ao lado esquerdo.
Desvios:
Proibição de estacionamento:
- Rua Capistrano de Abreu;
- Rua Conde de Irajá, entre a Rua Capistrano de Abreu e a Rua São Clemente.
Recomendações importantes:
- Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;
- Sempre que possível, evitar circular de carros pelas regiões onde ocorrerão os desfiles.
No domingo (29), mais dois blocos vão mobilizar os foliões: Unidos do Rego Barros, que se concentra, às 16h, no Santo Cristo, e o Bloco Só Caminha, que sai a partir das 12h na Praça dos Leões, no Humaitá. A companhia vai trabalhar com um efetivo de 72 garis e 12 agentes de limpeza urbana, que vão contar com apoio de duas varredeiras de grande porte, e três pipas d'água e três vans motobomba para lavagem hidráulica das vias com água de reuso é uma mistura de hipoclorito e detergente. Todos os pontos de passagem dos blocos vão contar com contêineres de 240 litros para que os frequentadores façam o descarte correto de seus resíduos.
A folia também vai marcar presença na região da Barra da Tijuca no fim de semana, com a apresentação de dois blocos, ambos na orla da Avenida Lúcio Costa, do Posto 5 ao Posto 3. No sábado (28), sai o bloco Soul da Gama, com concentração a partir das 14h, e no domingo o Me Chama, que vai concentrar às 9h. O efetivo da Comlurb é o mesmo para os dois dias: 20 garis e cinco supervisores de serviço, que vão trabalhar com apoio de um caminhão compactador para remoção dos resíduos recolhidos, uma varredeira de grande porte para a limpeza da pista de rolamento, uma varredeira de médio porte para a limpeza da ciclovia e três sopradores. Em todo o trecho de passagem dos blocos serão disponibilizados 50 contêineres.
A presença da empresa nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco, garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. O trabalho das equipes operacionais é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.
Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d'água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.
A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.