Baianas fizeram um pit stop na quadra da vermelha e branca, nesta quinta-feira (2), para uma avaliação com as equipes de Saúde da Família que atendem a população do Morro do Salgueiro.Edu Kapps/SMS-Rio
Algumas das damas do samba passaram por consultas com médicos, enfermeiros e nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, além de avaliá-las, deram orientações de como devem se preparar para os últimos ensaios e o grande dia do desfile no Sambódromo, que acontece no dia 19 de fevereiro. Ainda receberam dicas de caminhada, alongamento e exercícios para que possam rodar com todo o gingado e segurança na passarela do samba.
Baiana do Salgueiro há 15 anos, Marli Cipriano, de 61, passou por consulta médica, aferiu a pressão, conferiu o peso corporal na balança e ouviu atenta as orientações sobre a preparação para o desfile.
O coordenador de Atenção Primária da região da Grande Tijuca, Jubemar Medeiros de Lima, enfatizou a importância da ação com as baianas.
A comunidade do Salgueiro é atendida por duas equipes da Estratégia Saúde da Família, a Salgueiro e a Raízes do Salgueiro, que ficam baseadas no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca.
A parceria com a SMS é muito importante para o trabalho de prevenção em saúde que fazemos com os nossos componentes. Hoje, as nossas baianas tiveram a oportunidade de se consultarem antes do ensaio, o que é fundamental para a preparação prévia do desfile", concluiu Wilma Araújo, diretora e coordenadora de projetos Sociais do Salgueiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.