PM apreendeu uma pistola calibre 9mm, três carregadores e drogasReprodução
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) faziam um policiamento pelas ruas da região quando foram atacadas por criminosos armados e revidaram.
Após o fim da troca de tiros, os policiais cercaram a área e localizaram um dos suspeitos ferido. Ele foi socorrido ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Com o suposto criminoso, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, três carregadores e drogas, que foram levados para a 32ª DP (Taquara), onde a ocorrência foi registrada.
Guerra entre tráfico e milícia
A Gardênia é ocupada pela PM desde o último dia 23, teria sido alvo de uma invasão, realizada por integrantes do Comando Vermelho (CV), sob de Edgar Alves de Andrade, também conhecido como Doca e Urso.
O traficante é um dos líderes do CV e atuante na Penha, na Zona Norte. A facção teria tomado conta de áreas dentro da comunidade e expandido pontos de venda de drogas pela região.
Há pelo menos um mês, diversos bairros e favelas da Zona Oeste se tornaram palco de uma guerra entre o tráfico e a milícia, que disputam territórios na região.
GRAVE: Essa noite dois blindados estavam circulando no Gardênia, um do BOPE e outro da CORE. A PM vem utilizando uma praça da comunidade como base para as operações. pic.twitter.com/hXZcs6Vbtg
— DIRETO DO MIOLO (@diretodomiolo) February 4, 2023
No último domingo (29), um homem apontado como o último chefe da milícia na Gardênia Azul, foi morto a tiros, durante um conflito com membros do próprio bando. Marcelo Farias, conhecido como Moral, teria sido alvo de uma emboscada montada por um dos seus braços-direitos.
De acordo com relatos de pessoas que moram na favela, a morte de Moral teria significado o sucesso do plano do CV em dominar da região que, há 30 anos, era controlada por grupos paramilitares.
Cidade de Deus
Comunidade vizinha da Gardênia Azul, a Cidade de Deus tem sido utilizada como base para criminosos do CV que estariam tentando tomar o controle da favela próxima e de Rio das Pedras, também dominada pela milícia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.