Procon-RJ fez ação de orientação para turistas que desembarcaram no Pier MauáDivulgação / Procon-RJ
O guia, lançado em 26 de janeiro, dá dicas e orientações importantes baseadas no código de defesa do consumidor, para que os turistas tenham uma experiência agradável no Rio de Janeiro.
As instruções vão desde as formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos e ônibus a dicas de hospedagem, restaurantes, ingressos e serviços. O manual, disponível em três idiomas, pode ser acessado também por meio de QR Code.
"Nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá. É muito importante garantir que eles tenham uma experiência de qualidade e que possam contar com o Procon estadual em algum problema sobre relação de consumo. Criamos um guia objetivo, que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas, tem maior chance de retornar ao nosso estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem", afirmou o presidente do Procon/RJ Cássio Coelho.
Além disso, segundo o Procon, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista (Procontur), que visa dar agilidade à solução dos problemas, já que este público está de passagem pelo Rio. A equipe fará plantão especial nos dias de carnaval.
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