Sueli Costa é autora de sucessos que conquistaram o Brasil nas vozes de Elis Regina e Gal CostaDivulgação

Rio - O corpo da compositora Sueli Costa foi sepultado, neste domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Familiares e amigos foram ao velório, que teve início às 10h30, para se despedir da cantora, que morreu neste sábado (4), aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em 25 de julho de 1943, Sueli Correa Costa deu seus primeiros passos na música ainda dentro de casa, sendo filha de uma pianista e professora de canto coral. Aprendeu a tocar violão sozinha na adolescência e sua primeira composição veio aos 18 anos, "Balãozinho".
A carreira teve início em 1960, quando estudava Direito em Juiz de Fora, Minas Gerais, e participou da criação das trilhas sonoras de peças teatrais. Em 1967, Nara Leão impulsionou a jovem artista ao gravar "Por exemplo, você", escrita em parceria com João Medeiros Filho.
Depois disso, seu currículo se estendeu, tendo suas canções interpretadas por nomes como Ney Matogrosso, Gal Costa, Wanderléa e Zélia Duncan, entre outros.
Costa é autora de sucessos como "20 Anos Blue", na voz de Elis Regina, e "Jura Secreta", eternizada por Simone. A longa lista de trabalhos da artista ainda inclui canções como "Coração Ateu", interpretada por Maria Bethânia, "Rosa Vermelha", com Beth Carvalho, e "Nenhum Lugar", por Ângela Ro Ro. Seu grande parceiro musical foi o compositor Abel Silva.
Como cantora, lançou apenas seis álbuns em mais de 60 anos de carreira. Seu lançamento mais recente foi um disco gravado ao vivo, em 2018, quando resgatou suas principais composições na companhia da sobrinha, Fernanda Cunha, e da cantora Áurea Martins.