Operação nacional é coordenada pela Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam)Divulgação

Rio - A Polícia Civil do Rio participa, na manhã desta quarta-feira (8), da "Operação Átria", com o objetivo de combater crimes praticados contra mulheres, em razão do gênero. A ação, que é de caráter nacional, é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início no dia 27 de fevereiro. Até agora, 138 suspeitos foram detidos no estado, sendo 73 em flagrante e 24 em cumprimento de mandados.

Só hoje, seis pessoas foram presas. A coordenação operacional é do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), comandado pela delegada Gabriela Von Beauvais, com apoio da Coordenadoria de Comunicações e Operações Policiais (Cecopol). A ação envolve as unidades de todos os departamentos da Polícia Civil.
Ao todo, 747 vítimas já foram atendidas nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e também nas distritais, com 673 inquéritos instaurados. As equipes realizaram 124 diligências externas.

Além disso, durante o período da operação, os agentes estão empenhados na conclusão de inquéritos policiais e representações, bem como envolvidos em ações preventivas, como palestras e ações sociais.
A "Operação Átria" será concluída no dia 28 de março e a expectativa é de que o trabalho abranja todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.