Pistola, drogas e motocicleta foram apreendidos com homens presos no Jardim CatarinaDivulgação / Polícia Militar

Rio – Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (8), por policiais do 7º BPM (São Gonçalo) durante ação para remoção de barricadas no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, 464 pinos de cocaína, dois rádios comunicadores e uma motocicleta roubada.
Segundo a Polícia Militar os agentes estavam na Rua das Pérolas quando homens armados atiraram contra os policiais, gerando confronto. Um suspeito foi atingido na perna e foi socorrido ao Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
A ocorrência foi apresentada na 73ª DP (Neves).
Considerado maior loteamento da América Latina, o Jardim Catarina convive com frequentes casos de violência. A região é controlada pela facção Comando Vermelho (CV).

No dia 2 de fevereiro, uma criança de 8 anos foi baleada no quintal de casa. A menina foi atingida por tiros nas costas e socorrida pelos próprios pais para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê. De acordo com a Polícia Militar, não havia confronto ou operação do 7º BPM (São Gonçalo) no momento em que os disparos acertaram a vítima.

Segundo relatos, a criança brincava no quintal de casa quando foi atingida por homens que passaram atirando pela região. A menina foi levada para o hospital, por volta das 21h, onde passou por avaliação da ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia. A vítima passou por exames de imagens, como tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Um pouco antes, entre os dias 29 e 31 de janeiro, traficantes sequestraram 23 ônibus e os usaram como barricadas improvisadas para impedir a circulação de veículos nas principais vias. Os coletivos também foram utilizados para transportar homens feridos em confrontos. O Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) chegou a enviar um ofício às autoridades de segurança pedindo o aumento no policiamento.

Segundo a PM, no dia 31 de janeiro, o 7º BPM prendeu o traficante Magno da Costa Maciel, conhecido como MG, uma das lideranças do tráfico do Jardim Catarina. Informações do setor de inteligência do batalhão apontam que o criminoso comandou os sequestros aos ônibus. Com ele foram apreendidos um veículo de luxo roubado e diversas chaves dos coletivos usados como barricadas. Contra Magno havia um mandado de prisão em aberto.