Menina de 8 anos foi socorrida pelos pais ao Hospital Estadual Alberto Torres, no ColubandêDivulgação

Rio - Uma criança de 8 anos foi baleada, na noite desta quinta-feira (2), no bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A menina foi atingida por tiros nas costas e socorrida pelos próprios pais para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, no mesmo município. De acordo com a Polícia Militar, não havia confronto ou operação do 7º BPM (São Gonçalo) no momento em que os disparos acertaram a vítima. 
Segundo relatos, a criança brincava no quintal de casa quando foi atingida por criminosos que passaram atirando pela região. A menina foi levada para o hospital, por volta das 21h, onde passou por avaliação da ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia. A vítima passou por examos de imagens, como tomografia computadorizada e ultrassonografia.
Ainda de acordo com a PM, as equipes do batalhão foram acionadas para verificar a entrada de uma pessoa ferida por arma de fogo no Hospital Estadual Alberto Torres e, ao chegarem à unidade de saúde, encontraram a vítima. O caso foi encaminhado para a 74ª DP (Alcântara). Após passar por um procedimento para retirar o projetil, ser medicada e estabilizada, a menina recebeu alta médica na manhã desta sexta-feira (3). 
Em nota, a Polícia Civil informou que os agentes da distrital "buscam imagens de câmeras de segurança e ouvem testemunhas para identificar a autoria do disparo que atingiu a vítima". Também nesta sexta-feira, o 7º BPM, com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), realiza uma operação no Jardim Catarina,  para coibir movimentações criminosas na região. Até o momento, quatro indivíduos foram detidos e houve apreensão de drogas. 
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, a UMEI Augusto de Freitas Lessa não vai funcionar na parte da tarde, por conta da situação do bairro. As secretarias das demais unidades escolares da região do Jardim Catarina estão funcionando normalmente, até às 17h. O ano letivo no município ainda não teve início. Já as unidades de saúde chegaram a ser fechadas e seguem em prontidão para o caso de necessidade de suspensão dos atendimentos. 
Nas últimas semanas, a região tem sofrido com uma onda de violência. Entre domingo (29) e terça-feira (31), traficantes sequestraram 23 ônibus e os usaram como barricadas improvisadas para impedir a circulação de veículos nas principais vias. Os coletivos também foram utilizados para transportar criminosos feridos em confrontos. O Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) chegou a enviar um ofício às autoridades de segurança pedindo o aumento no policiamento. Atualmente, o Jardim Catarina, que é controlado pelo Comando Vermelho, vive uma disputa entre facções rivais. 
Segundo a PM, na terça-feira, o 7º BPM (São Gonçalo) prendeu o traficante Magno da Costa Maciel, conhecido como MG, uma das lideranças do tráfico do Jardim Catarina. Informações do setor de inteligência do Batalhão apontam que o criminoso comandou os sequestros aos ônibus. Com ele foram apreendidos um veículo de luxo roubado e diversas chaves dos coletivos usados como barricadas. Contra o criminoso havia um mandado de prisão em aberto.