Equipe da Subpav é composta majoritariamente por mulheresEdu Kapps / SMS

Rio - Olhar feminino, cuidado e inteligência a serviço da saúde pública são os fundamentos da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio (Subpav). A equipe da pasta é composta majoritariamente por mulheres, que se dedicam às políticas públicas voltadas para as famílias e para o público feminino, que são maioria entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No primeiro escalão da Subpav, todos os cargos da superintendência são ocupados por mulheres. Elas também lideram 50% das dez coordenações de saúde do município e compõem a maioria - 80% - dos cargos técnicos do gabinete da subsecretaria.
A composição da pasta resultou em políticas públicas pensadas para o público feminino. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por exemplo, passou a oferecer DIU hormonal neste ano como opção de método contraceptivo. O SUS já oferecia DIU de cobre e a inclusão do hormonal, com 99,8% de eficiência, partiu da Subpav.
"A decisão de disponibilização do DIU hormonal no nosso leque de métodos oferecidos foi tomada a partir da compreensão da importância da autonomia da mulher em escolher o método que mais se identifique e se adapte a sua rotina, fortalecendo a autonomia e o direito sexual e reprodutivo. Foi uma decisão discutida por muitas mulheres na secretaria e sem dúvida é uma conquista para todas nós", contou Aline Aguiar, coordenadora das Linhas de Cuidados dos Ciclos da Vida.
As mulheres são a maioria da população brasileira, e as maiores usuárias dos serviços do SUS, tornando cada vez mais necessário a ampliação das discussões sobre promoção e garantias de acesso à saúde. Com isso, pode-se destacar o direito à saúde com acesso às informações sobre saúde sexual e reprodutiva, e a ampliação dos meios e serviços de saúde, além do apoio com as questões relacionadas à violência.