Os veículos removidos foram encaminhados para o pátio de Guaratiba Divulgação/Seop

Rio - A Secretaria de Ordem Pública realizou nesta quarta-feira (8), na saída do túnel da Grota Funda, uma operação de fiscalização para coibir a circulação de veículos na calha do BRT. Na ação foram realizadas 25 remoções de carros e 43 autuações (R$ 293,47) de automóveis que circulavam ilegalmente pela via exclusiva.
Durante a ação, também foi registrado o acidente de um carro que estava na calha e, ao avistar os agentes, tentou mudar de pista, ocasionando uma batida entre dois automóveis e um ônibus. Os veículos removidos foram encaminhados para o pátio de Guaratiba.


"Essa é uma operação que vai ser feita diariamente para impedir que motoristas, de forma imprudente, utilizem a calha do BRT. Essa é uma pista exclusiva para o ônibus do BRT e o acesso por veículos particulares não autorizados, coloca em risco a operação do BRT, portanto é uma infração de trânsito punida com a remoção do veículo pelo reboque. Nós faremos essas fiscalizações para ter o corredor do BRT livre para o uso dos ônibus em segurança, e para fazer com que os motoristas, que insistem em cometer irregularidades, sofram as consequências legais das infrações de trânsito que cometerem", afirma o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.

Participaram da operação agentes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar e da Gerência de Fiscalização de Estacionamento e Reboque. As ações serão repetidas rotineiramente em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Ordem Pública destaca que transitar com veículo em faixa exclusiva é proibido e caracteriza uma infração gravíssima, sendo cabível a remoção do veículo.