Planetário na Gávea reabriu para vacinação da bivalente da Covid-19. Hoje começou a vacinação para grávidas e puérperas. Na foto, Priscila Diniz (com bebê no carrinho).Pedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - O calendário de reforço contra a covid-19 com a vacina da Pfizer bivalente avançou para mais uma etapa nesta segunda-feira (13) e passa a contemplar gestantes e puérperas. As mulheres que pertencem a este grupo devem ter recebeido, pelo menos, as duas doses do esquema primário de imunização conta a doença e a última delas tem que ter sido aplicada há, no mínimo, quatro meses. A disponibilidade também segue para idosos com 60 anos ou mais, além de pessoas imunocomprometidas, a partir dos 12 anos. 
Na manhã de hoje, o ponto de vacinação do Planetário do Rio, na Gávea, Zona Sul, reabriu oferecendo o reforço para as mulheres contempladas. O espaço, que volta a funcionar das 8h às 17h, foi referência durante toda a campanha de imunização contra a doença na pandemia. Com um bebê de um mês, a turismóloga Priscila Diniz, de 33 anos, esteve no local para receber sua dose e contou que não conseguiu tomar o último reforço durante a gravidez, o que a deixou preocupada com a proteção do recém-nascido.
"Eu não tinha tomado a quarta dose durante a gravidez, então, eu estava super preocupada. No meu primeiro filho, eu consegui tomar as primeiras três doses, mas quando eu engravidei, foi uma gravidez um pouco mais corrida e eu acabei não tomando (a quarta dose). Assim que eu tive a oportunidade, eu resolvi tomar para proteger ele, também. O médico orienta que (a proteção) passa pelo leite e de toda a importância. Eu sou muito pró-vacina, então eu acho que se tem vacina, tem que tomar. Se existe, é pelo bem de um, pelo bem de todos. Sempre que tem reforço, eu tomo e levo todo mundo", declarou Priscila. 
Para a bióloga Aline Brasil, de 36 anos, que tem um filho com apenas seis dias de vida, a vacinação é um ato de amor. "A proteção que o recém-nascido e a criança precisam nos primeiros meses de vida virá da vacina recebida pela mãe. É muito importante que a mulher que está grávida ou no puerpério busque o posto de saúde para garantir o máximo de proteção contra a covid-19. Vacinar é um ato de carinho, cuidado e amor que podem impactar no futuro daquele que você mais ama, mesmo que ainda ele nem tenha nascido", afirmou.  
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação. As gestantes e puérperas devem levar cartão de pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do recém-nascido para comprovação da condição. A partir desta terça-feira (14), os trabalhadores da saúde também passam a receber o reforço bivelante, começando pelos de 50 anos ou mais, diminuindo a faixa etária ao longo da semana, até chegar aos 18 anos ou mais no sábado (18). Confira o calendário abaixo. 
Calendária da vacinação com o imunizante bivalente - Divulgação/Prefeitura do Rio
Calendária da vacinação com o imunizante bivalenteDivulgação/Prefeitura do Rio
As doses da vacina bivalente estão disponíveis em todos os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família da cidade. Os contemplados ainda podem procurar pelo imunizante, de domingo a domingo, no Planetário e no Museu da República, no Catete, das 8h às 17h; no Super Centro Carioca de Saúde, das 8h às 17h, na modalidade drive-thru; no Shopping do Méier, das 9h às 17h; além de Parque Shopping Sulacap e no Bangu Shopping, das 10h às 16h. Os interessados podem localizar as unidades por meio do site prefeitura.rio/ondeseratendido.