METRÔRIO - Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 3 mil funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DiaDaniel Castelo Branco

Rio - O MetrôRio é obrigado a disponibilizar, desde o início de março, guichê presencial para atendimento ao público em todas as suas estações. A determinação é da 4ª Vara Empresarial da Capital, que concedeu liminar a uma ação civil pública movida pela Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Na ação, a Codecon destaca que a ausência do atendimento humanizado e a impossibilidade de pagamento da passagem em dinheiro prejudicam os consumidores mais vulneráveis. A concessionária fica então obrigada a "garantir o serviço desde a abertura até o fechamento do acesso de passageiros, em quantidade suficiente para assegurar um atendimento digno de não mais que 10 minutos de espera pelo consumidor". O descumprimento pode acarretar em multas.
“O objetivo é reduzir o tempo de espera e facilitar a vida daqueles que não possuem cartão de débito e crédito, e além disso gerar mais emprego. Essa é mais uma vitória da Codecon da Alerj em defesa dos direitos dos consumidores”, afirmou o deputado Fabio Silva (União), presidente da comissão.
O MetrôRio informou que ainda não foi notificado sobre a decisão da Justiça.