Vias foram bloqueadas com pneus em chamas em Santa Cruz e PaciênciaReprodução/Redes Sociais

Rio - Um grupo de moradores de Santa Cruz e Paciência fez uma manifestação, na tarde desta segunda-feira, bloqueando duas importantes estradas dos bairros da Zona Oeste. A ação teria sido tomada após a morte de um homem, supostamente membro da milícia de Zinho, que domina a região. Informações preliminares dão conta de que os autores dos bloqueios seriam simpatizantes do grupo de paramilitares. As vias foram liberadas no início da noite.
Por conta do bloqueio, a circulação do BRT no corredor Transoeste foi interrompida em algumas estações. Segundo a Mobi-Rio, as linhas 20 (Salvador Allende x Santa Cruz), 14 (Salvador Allende x Paciência) e o serviço expresso SE01 (Alvorada x Santa Cruz) ficaram com circulação apenas até a estação Pingo D'Água, em Guaratiba.
A partir das 19h30, o serviço até Santa Cruz das linhas 20 e SE01 voltou a funcionar com intervalos irregulares. A linha 14, segundo a Mobi-Rio, está circulando só até a estação Curral Falso. Já a Linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz) está temporariamente interrompida. Ambas as linhas passam pela Avenida Cesário de Melo.
Durante o ato, objetos foram empilhados na pista e incendiados. Imagens do bloqueio feito pelos manifestantes começaram a circular na internet por volta das 16h.

Segundo informações compartilhadas por moradores e páginas da região, o suposto miliciano teria sido morto durante uma operação da Polícia Civil, que ocorre em localidades de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste.

Em publicação no Twitter, o Centro de Operações Rio confirmou que as duas vias bloqueadas pelos manifestantes foram liberadas por volta das 18h30. Por conta do bloqueio, o trânsito nas localidades ainda está lento.



A PM foi procurada sobre o caso, mas até o momento disse não ter sido acionada para a ocorrência.
Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) faziam uma operação em Santa Cruz, quando foram atacadas a tiros por milicianos. Houve confronto e um dos criminosos morreu. Com ele, foi apreendida uma pistola e radiostransmissores.