Armamento apreendido pela Polícia Civil durante a operação em CuricicaReprodução

Rio - Um suspeito morreu e outros três foram presos durante uma operação da Polícia Civil, nesta terça-feira (21), na comunidade Parque Dois Irmãos, em Curicica, na Zona Oeste do Rio. Segundo a corporação, os homens são integrantes da milícia que atua na região.

Os presos na ação foram identificados como Yuri André Cordeiro Tavares, Gerson Temporim Teté Machado e Daniel Temporim Teté Machado.

Já o suspeito morto foi identificado como Ryan Cordeiro de Assis, também conhecido como Morte ou Açougueiro. Alvo principal da ação, ele é apontado como sendo o responsável por esquartejar e desaparecer com os corpos das vítimas de uma quadrilha de milicianos.

De acordo com a Civil, o criminoso reagiu a abordagem dos policiais, atirando contra eles e iniciando uma troca de tiros. Ryan acabou sendo baleado e não resistiu aos ferimentos.

A ação é realizada pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e a Subssecretaria de Inteligência (Ssinte) e tem como objetivo combater organizações criminosas envolvidas em confrontos na Zona Oeste.

Os três presos são suspeitos de invadir a comunidade César Maia, em Vargem Pequena, e por envolvimento na guerra entre facções e milícia que vem acontecendo em Jacarepaguá, também na Zona Oeste.

Na ocasião, o Açougueiro também participou da invasão na comunidade e aparece em um vídeo, divulgado nas redes sociais, torturando um homem com uma faca.

Durante a operação, foram apreendidos granadas, roupas táticas utilizadas pelos criminosos, pistola e munições de uso restrito.

Ainda de acordo com a Civil, a Draco está monitorando constantemente toda a Zona Oeste visando identificar os responsáveis pela disputa territorial entre traficantes e milicianos, principalmente na região de Jacarepaguá.
Invasão na comunidade César Maia
No último final de semana, uma noite de intensa troca de tiros tomou conta da comunidade. Moradores viveram momentos de terror no sábado (18), depois que criminosos mascarados e fortemente armados foram vistos circulando pela região.
De acordo com relatos nas redes sociais, o tiroteio teria acontecido porque milicianos de Curicica, também na Zona Oeste, tentaram invadir a comunidade que, atualmente, é controlada pelo grupo paramilitar liderado por Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho. Segundo a PM, uma equipe do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foi acionado para verificar uma ocorrência de tiros, mas não encontrou nada no local. A corporação também informou que não localizou feridos na região.