O bairro da Lapa, no Centro do Rio, sofreu com as fortes chuvas durante a madrugadaReprodução / Redes sociais

Rio - O Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização na madrugada deste sábado (8) por conta da forte chuva que atingiu diversos pontos da cidade. Após perder intensidade por um breve momento, o temporal voltou no início da manhã, por volta das 7h30, e deve permanecer ao longo do dia acompanhado da queda de temperatura. O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
Com o aguaceiro, a Defesa Civil informou que monitora a situação em todo o Estado do Rio e já atuou em cerca de 30 ocorrências relacionadas a chuva nas últimas 24 horas, incluindo cortes de árvores e salvamento de pessoas. O risco de deslizamentos, inundações e alagamentos é considerado moderado no território fluminense.
De acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), foram registrados vários bolsões d'água em vias da cidade, mas não houve casos de grande impacto. Até a publicação da matéria, cinco ruas estavam em situação de alagamento:
- Avenida Armando Lombardi, na altura da estação de BRT Jardim Oceânico, Zona Oeste;
- Avenida Minstro Edgard Romero, na altura da Rua Conselheiro Galvão, em Madureira, Zona Norte;
- Avenida das Américas, na altura da estação de BRT Bosque Marapendi, na Barra da Tijuca;
- Estrada do Bandeirantes, na altura da estação de BRT Arroio Pavuna, em Jacarepaguá;
- Rua de Santana, na altura da Rua Frei Caneca, no Centro.
No início da madrugada, a Zona Oeste começou a ser atingida pela chuva forte, principalmente em Guaratiba, Campo Grande e Recreio. Por volta das 3h, o Centro e zonas Sul e Norte também passaram a sofrer com o aguaceiro. Os bairros com os maiores registros do nível de água foram Santa Teresa, Urca, Tijuca e Grajaú. Quem saiu para aproveitar a noite na Lapa, na Zona Central, também sofreu com a situação.
 
 
Ao todo, o COR registrou 21 bolsões d'água durante a noite, sendo nove na Zona Norte, região mais afetada durante a madrugada. Após o forte temporal, a chuva perdeu força e, no início desta manhã, 16 pontos já estavam regularizados. Com isso, o prefeito Eduardo Paes publicou sobre a situação do Rio nas redes sociais.
A chuva, no entanto, voltou a cair forte nas zonas Sul e Norte por volta das 7h30. Até o momento, os bairros mais afetados são Santa Teresa e Jardim Botânico, e a previsão para este sábado é de que o tempo continua chuvoso no restante do dia. Com isso, a temperatura ficará entre 21º C e 26º C.