Rio - A Polícia Civil prendeu 14 pessoas e desarticulou um call center usado para aplicar golpes, nesta terça-feira (25), no Bairro Pita, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Segundo a investigação da 72ª DP (São Gonçalo), o local ofertava empréstimos consignados fraudulentos para aposentados e pensionistas.
O escritório foi encontrado após monitoramento do setor de inteligência. No local, que funcionava uma empresa de fachada, doze mulheres e um homem foram flagrados oferecendo empréstimos consignados e renovação de contratos fraudulentos, via contatos telefônicos.
Polícia prende 14 pessoas e desarticula call center do crime em São Gonçalo.
Durante a ação dos policiais, um veículo se aproximou do escritório e, quando o ocupante percebeu uma movimentação diferente no imóvel, fugiu, sendo alcançado posteriormente. Identificado como Rafael, o condutor do veículo seria o responsável por toda parte de sistemas de informática utilizados pela quadrilha para praticar as fraudes contra as vítimas.
Ainda de acordo com a investigação, ele também é suspeito de implementar o seu sistema de informática que auxilia nas fraudes em diversos call centers do crime em São Gonçalo, inclusive ministrando cursos e dando treinamento aos membros de diversas organizações.
Entenda o golpe
O golpe consiste em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível, e, através de contato telefônico, enganar a vítima com supostas vantagens. Geralmente, a vantagem oferecida seria de refinanciar o valor do empréstimo com juros menores, diminuindo o valor da parcela. No entanto, fraudulentamente, um novo empréstimo era contratado sem a anuência da vítima.
As investigações prosseguem para localizar os chefes dos escritórios e identificar as empresas envolvidas no esquema fraudulento. Todos os presos foram encaminhados a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde ficarão à disposição da Justiça.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.