Crimen aconteceu no trecho entre as estações São Cristóvão e Praça da BandeiraDivulgação

Rio - Seis funcionários da SuperVia foram agredidos e assaltados por dois criminosos, na madrugada desta quinta-feira (4), no trecho entre as estações São Cristóvão e Praça da Bandeira, na Zona Norte. Segundo a concessionária, os colaboradores foram atingidos por socos e chutes, e tiveram seus celulares, carteiras, relógios e instrumentos de trabalho levados.
Ainda de acordo com a SuperVia, três profissionais precisaram de atendimento médico e foram levados para unidade de saúde. Eles passam bem e já tiveram alta médica. Já os criminosos fugiram pela linha férrea. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).
Em nota, a concessionária informou que está prestando todo apoio necessário aos funcionários e lamenta profundamente o episódio ocorrido. "Além da recuperação física, eles passarão por apoio psicológico e serão afastados de suas atividades para a plena recuperação. A concessionária lembra que a segurança é um valor inegociável e adota todas as medidas possíveis para garantir a integridade de seus clientes e colaboradores", disse a SuperVia.
Vandalismo em Manguinhos
Também nesta madrugada, por volta das 2h, dois menores de idade colocaram fogo em bancos da plataforma de embarque da estação Manguinhos. As chamas chegaram a atingir a fiação elétrica do local, prejudicando o abastecimento de energia da estação. A SuperVia acionou a equipe de manutenção e a empresa responsável pelo fornecimento de energia para as providências necessárias.
A concessionária lembra, ainda, que episódios de vandalismos como esses contra o sistema ferroviário prejudicam a plena prestação de serviço a seus clientes. A colaboração de toda a população é fundamental, no sentido de ajudar na conservação de trens e estações e de denunciar caso presencie algum destes crimes. Para fazer a denúncia, o cidadão pode entrar em contato direto com as autoridades policiais, através do telefone 190 ou pelo Disque Denúncia, pelo telefone 2253-1177.
Outros casos
No dia 17 de abril, dois técnicos de sinalização foram rendidos e assaltados por um suspeito armado com uma faca, também na estação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Os funcionários chegaram a ficar presos na sala de sinalização por aproximadamente três horas. Em 14 de fevereiro, um maquinista da SuperVia foi vítima de ameaças de passageiros, depois que o trem que conduzia parou na estação de Queimados, na Baixada Fluminense, e aguardava autorização para seguir com a viagem.
Na madrugada do dia 11 de janeiro, um funcionário da concessionária foi atingido por uma bala perdida, enquanto realizava um serviço de manutenção programada no sistema de rede aérea, nas proximidades da estação de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. O técnico precisou ser afastado das atividades até a recuperação completa, e recebeu apoio psicológico e acompanhamento do setor de saúde da empresa.
Em 8 de dezembro, dois colaboradores da SuperVia foram agredidos por três suspeitos armados com facas, também nas proximidades da estação de São Cristóvão, no momento em que faziam uma manutenção do sistema. O caso aconteceu durante a madrugada e os criminosos chegaram a ferir os profissionais com cacos de vidro, tapas e socos. As vítimas tiveram objetos pessoais e ferramentas de trabalho roubados e precisaram de atendimento médico. 
No dia 15 de novembro, seis funcionários também foram ameaçados por criminosos portando facas e arma de fogo enquanto era realizado serviço de manutenção do sistema, entre as estações Praça da Bandeira e São Cristóvão. Os suspeitos invadiram o trem de manutenção, agrediram os colaboradores com tapas e socos, fizeram ameaças de morte e até de jogar granada no veículo. Na ocasião, eles fugiram pela linha férrea.