Ambulantes que participavam de tentativa de ato alegam que foram atacados com spray de pimenta Reprodução/Redes Sociais

Rio - Uma série de vídeos gravados por ambulantes na Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul, mostram uma confusão generalizada durante abordagem feita por equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal, no fim da noite desta terça-feira (9). Segundo os registros, os agentes teriam agido de forma truculenta contra barraqueiros que protestavam contra as recentes fiscalizações feitas pela Prefeitura do Rio. Um fiscal ficou ferido e sete pessoas foram detidas durante a tentativa de ato.  
Nas imagens, é possível ver o momento em que uma ambulante deita no chão enquanto tentar se recuperar dos efeitos de um jato de spray de pimenta. Ao fundo, outros camelôs discutem com agentes da Guarda Municipal. Um veículo usado pela força aparece ao fundo.

De acordo com a Prefeitura do Rio, os agentes agiram após serem emboscados por um grupo de ambulantes. O órgão afirma que os camelôs apedrejaram o carro usado pelas equipes em retaliação ao trabalho de fiscalização que vem sendo feito na região.

Durante a ação, os camelôs tentaram bloquear a via com caixotes, na altura da Rua Constante Ramos. O órgão afirma ainda que houve uma tentativa de incêndio, mas que a ação foi impedida rapidamente pelos guardas.

Um dos fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) foi ferido no olho e precisou de atendimento médico. O agente foi levado para a UPA de Copacabana e depois transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Uma viatura teve o vidro lateral quebrado.
Protesto contra fiscalização

A líder do Movimento dos Camelôs (Muca), Maria de Lourdes, conhecida como Maria dos Camelôs, negou que a atitude dos ambulantes fosse uma emboscada. Segundo ela, na verdade, a ação era um protesto contra a fiscalização dos órgãos da Prefeitura do Rio que teriam tomado as mercadorias de vários trabalhadores na orla de Copacabana.

"Os camelôs foram fazer um protesto. Não foi uma emboscada. Emboscada é o que a Guarda Municipal faz todos os dias com os trabalhadores, pegando mercadoria dos camelôs. Muitas vezes à paisana. Isso sim é uma emboscada", comenta a líder do movimento.