Pessoas se protegeram de confronto em um posto de saúde na TaquaraReprodução

Rio - Funcionários e pacientes de um posto de saúde precisaram buscar abrigo em um dos corredores da unidade, no início da tarde desta sexta-feira (12), por causa de um intenso confronto entre criminosos e policiais militares na Taquara, na Zona Oeste. 
O confronto aconteceu durante uma operação realizada na Comunidade Santa Maria. Plataformas de monitoramento de tiroteios, como Instituto Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio (OTT), registraram tiros na região entre 11h30 e 13h.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) realizaram uma ação para a retirada de barricadas na comunidade. O comando da unidade informou que durante a ação os agentes foram atacados por um grupo de criminosos armados, o que gerou um confronto.
Ainda segundo a corporação, não há informações sobre feridos. Os suspeitos conseguiram fugir por uma área de mata.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltou que o Centro Municipal de Saúde Santa Maria acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento nesta sexta-feira (12).
Já a Secretaria Municipal de Educação contou que uma unidade escolar na comunidade foi impactada pela operação policial, afetando 220 alunos.
Clínica da Família atingida
Na última quinta-feira (4), a Clínica da Família Joãosinho Trinta, em Vigário Geral, Zona Norte do Rio, amanheceu com vidros e paredes perfuradas por tiros. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram as marcas em algumas janelas da unidade pública de saúde, que fica em uma das entradas da comunidade, às margens da Avenida Brasil.
O incidente aconteceu durante a madrugada, no mesmo momento em que PMs do 16º BPM (Olaria) e criminosos trocavam tiros na região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas um vigilante trabalhava no local no horário do confronto. O profissional conseguiu se proteger e não se feriu.
O órgão ainda esclareceu que parte dos disparos atingiu a sala de odontologia. Uma cadeira utilizada no espaço foi perfurada, assim como uma série de objetos.