Policiais militarem operam na comunidade da Serrinha, na Zona NorteReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Um policial militar foi baleado na perna, na manhã desta terça-feira (23), durante operação na favela da Serrinha, na Zona Norte. Além desta, comunidades da Zona Oeste e da Costa Verde também amanheceram com ações, que visam coibir o tráfico e a criminalidade nas regiões. 
Na comunidade da Serrinha, em Madureira, que é comandada pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), criminosos colocaram barricadas incendiadas para dificultar a dinâmica policial e caveirões auxiliaram na operação. Após uma troca de tiros, um policial militar foi ferido na perna. Ele foi encaminhado para u m hospital da região. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.
Durante a ação, policiais do 9ºBPM (Rocha Miranda) apreenderam carregadores de fuzil e de pistola, rádios comunicadores e entorpecentes a serem contabilizados
No início de março, o Disque Denúncia divulgou um cartaz que pede informações sobre quatro criminosos suspeitos de matarem um PM após uma operação na Serrinha. Entre eles, o chefe do tráfico da região Wallace Brito Trindade, o Lacoste, também está sendo procurado.
Já a equipe do 16° BPM (Olaria), em parceria com agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), realizou uma operação na favela de Furquim Mendes, em Vigário Geral. Segundo a PM, a região está ocupada desde o dia 09/05. A Seop demoliu 12 construções irregulares na comunidade, em uma área de 150 m². Durante a ação de demolição, foi constatado pela equipe que um dos veículos teve dois pneus rasgados e o limpador traseiro quebrado.
Na Zona Oeste, os agentes do 14° BPM (Gericinó) realizaram uma ação na comunidade Vila Kennedy. As equipes fizeram a retirada de barricadas colocadas em vias públicas.
Já na região da Costa Verde, os militares do 33° BPM (Angra dos Reis) operaram nas comunidades da Cachoeira II, Pomar da Casa Branca e Morro do Catatau, em Mangaratiba. Um homem foi preso e cinco veículos foram removidos durante a ação.
A ocorrência foi encaminhada para a 165ª DP.
Reflexo das operações
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), quatro unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais na comunidade da Serrinha e 653 alunos ficaram sem aula. Já em Furquim Mendes e na Vila Kennedy, as escolas atendem presencialmente.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as Clínicas da Família Mestre Molequinho do Império, na Serrinha, e a Wilson Mello dos Santos Zico, na Vila Kennedy, suspenderam o funcionamento na manhã em decorrência das ações policiais.