O desaparecimento de Jeff foi registrado em 27 de janeiro deste ano, em Campo Grande. A partir da data, o caso começou a ser investigado reprodução internet

Rio - A Polícia Civil representou, nesta segunda-feira (29), pela prisão de Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga, suspeitos de matar e ocultar o cadáver do ator Jeff Machado, cujo corpo foi encontrado no último dia 22 em uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ambos vão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
O inquérito, realizado pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), já foi encaminhado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que analisará o documento para apontar se há provas suficientes para uma denúncia contra a dupla. As investigações seguem em andamento pela especializada.
Bruno, inquilino da casa onde o corpo foi encontrado, é considerado o principal suspeito do crime. A residência foi alugada pelo produtor de TV em dezembro do ano passado, um mês antes do desaparecimento do ator. Durante as investigações, a DDPA ouviu depoimentos de pedreiros que realizaram obras no local, da dona da residência e de pessoas próximas à vítima para elucidar o caso. 
Uma das linhas de investigação aponta que o ator teria sido enganado por Bruno com a promessa de entrar em uma novela e que havia pedido R$ 20 mil para isso. 
Uma fatura bancária de Jeff Machado entregue à Polícia Civil, nesta segunda-feira (29), indica que o cartão de crédito do ator foi usado após o seu desaparecimento. De acordo com o boleto de fevereiro de 2023, foram feitas quatro transações entre os dias 23 e 26 de janeiro, mesmo período em que a polícia acredita ter ocorrido a morte do ator. A movimentação suspeita é de R$ 5.392,02.
Uma outra prova incluída no inquérito foi uma multa recebida pelo carro de Jeff no período em que ele estava desaparecido. A distância entre o local onde o carro foi multado e a casa em que o corpo de Jeff foi encontrado, na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste, é de 12km.
Já Jeander teria auxiliado Bruno a ocultar o corpo do ator dentro de um baú e enterrado o objeto a dois metros de profundidade no terreno da casa em Campo Grande.
A causa da morte não pôde ser determinada pelo laudo de necropsia devido ao estado avançado de decomposição que o corpo de Jeff apresentava. Há uma hipótese de que o ator tenha sido estrangulado porque o cadáver foi encontrado com fios enrolados no pescoço.
O corpo de Jeff Machado foi sepultado na tarde de sábado (27), no Cemitério Cruz das Almas, na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, onde nasceu. Antes do enterro, familiares e amigos de infância participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, na mesma cidade.