Festival de Luzes de SP 2022Ignacio Aronovich / Lost Art

Rio - Após quatro edições em São Paulo e uma em Florianópolis, o Festival de Luzes chega, neste ano, pela primeira vez ao Rio de Janeiro. O espetáculo atraiu mais de 600 mil espectadores nos cinco anos em que foi realizado, e acontecerá entre os dias 16 e 24 de junho, em pontos do Centro e da Zona Sul da capital. O evento, totalmente gratuito, transforma ruas, praças e marcos arquitetônicos em instalações artísticas, reunindo artistas, equipamentos de ponta e tecnologias como arte-mídia, video mapping, lasers e drones, para apresentar um espetáculo grandioso e único.

Inspirado em festivais que acontecem em Lyon (França) e Sidney (Austrália), o Festival de Luzes reúne o trabalho de mais de 50 profissionais e é definido por seu criador, Alexis Anastasiou, como “um diálogo entre a arte de rua e o video mapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público e explora a milenar tradição humana de contar histórias”.

“Os seres humanos sempre usaram imagens para explicar alguns dos mistérios do nosso mundo. Antigamente, essas imagens eram riscadas na areia do chão ou pintadas em pedras. Atualmente, usamos projeções, lasers e drones voando no ar com a mesma função. Esse espetáculo procura ligar essas tradições, misturando imagens rupestres, discos voadores ou influências de filmes de ficção científica para criar um forte clima de mistério e maravilhamento”, conclui Anastasiou.

Para anunciar o início do festival, um veículo equipado com potentes projetores, percorrerá as ruas da cidade, no dia 13 de junho, projetando imagens no espaço urbano, entre 19h e 21h. Já no dia 14, as estrelas serão os lasers. Projetados de um barco, que sairá da Baia da Guanabara e beira orla até as praias de Ipanema e Leblon, eles irão projetar, entre 19h e 21h, um espetáculo de cores e luzes no céu da cidade.

No dia 16, a partir das 19h, nos céus da zona portuária sobre a Baía da Guanabara, acontecerá o primeiro show de drones, na Praça Mauá.

A comunidade da Rocinha foi a escolhida para primeiro assistir as intervenções artísticas do projeto. Artistas da comunidade serão os criadores do conteúdo exibido pelo festival nos dias 17 e 18 de junho, entre 19h e 22h, quando toda a arte projetada no paredão rochoso será criada pelo coletivo reunido através da Casa de Cultura da comunidade.

Nos dias 20 e 21, o Festival ocupa o Mirante Dona Marta e, a partir das 19 horas até 1h da madrugada, promove um show de lasers que vai iluminar diferentes pontos da cidade.

O maior evento do Festival com participação do público, ocorrerá no final da Praia do Leme, nos dias 23 e 24 de junho, entre 19h e 22h, próximo ao paredão ao lado do Forte Duque de Caxias. Estarão reunidas todas as manifestações artísticas do projeto, que serão apresentadas em uma grande festa que encerra o festival no sábado, com a participação do bloco “Minha Luz é de Led”. O público presente a essa festa poderá assistir o show de lasers, a programação de vídeo mapping e ainda o espetáculo de mais de uma centena de drones no céu.

Confira a programação do Festival de Luzes:

13 de junho – Soft Opening
Entre 19h e 21h, uma unidade móvel percorrerá as ruas da cidade projetando imagens no espaço urbano.
14 de junho – Soft Opening
Entre 19h e 21h, lasers projetados de um barco irão realizar um espetáculo de cores e luzes no céu da cidade.
16 de junho – Show de Drones na Praça Mauá
A partir das 19h

17 e 18 de junho – Arte na Rocinha
Entre 19h e 22h

20 e 21 de junho – Show de Lasers no Mirante Dona Marta
Entre 19 horas e 1h
23 e 24 de junho – “Grand Finale” na Praia do Leme
Entre 19h e 22h