Lanchonete construída entre jazigos foi demolida Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Lanchonete irregular construída no Cemitério São João Batista é demolida
A construção não possuía licença da prefeitura; responsáveis vão responder por crimes ambientais
Rio - A lanchonete da rede Megamatte, que ficava entre os jazigos do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul, foi demolida na madrugada desta quinta-feira (15). Após a prefeitura constatar que a obra era irregular, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) instaurou um inquérito para investigar o caso.
O prefeito Eduardo Paes, nesta quarta-feira (14), chegou a fazer uma postagem afirmando que a estrutura seria demolida. "Se não demolir em 48h, a prefeitura vai lá e faz! E multa pesada. É uma mistura de desrespeito, burrice, mal gosto com falta de civilidade e empatia", escreveu em sua conta no Twitter.
Ao DIA, o delegado Wellington Pereira Vieira, titular da DPMA, afirmou que houve crime ambiental na construção. "Os responsáveis da Rio Pax, do Megamatte e o administrador do Cemitério São João Batista responderão por crimes ambientais", explicou.
Segundo o delegado, foi constatado que houve cortes na vegetação local, sem licença ambiental. "Estão fazendo uma empreitada de construção civil sem licença da prefeitura. Fizeram uma poda sem licença ou responsável técnico", disse o delegado durante a vistoria no cemitério, nesta quarta-feira.
Após a repercussão do caso, o sócio da empresa Megamatte, Julio Monteiro, respondeu à postagem feita pelo prefeito Eduardo Paes, reconhecendo o erro na empreitada. "Reconheço as preocupações manifestadas e seguimos os trâmites demandados. Tomei todas as medidas necessárias em conjunto com o franqueado dessa operação, a fim de atender os questionamentos do público de forma adequada. Foi decidido pela retirada imediata de toda estrutura", afirmou.
A reportagem procurou a Rio Pax, responsável pela demolição, mas ainda não obteve resposta.
*Reportagem do estagiário Leonardo Marchetti, sob supervisão de Iuri Corsini






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.