Lago artificial reformado na mansão de Neymar Jr. foi interditado após denúncias de crime ambiental Reprodução/ Prefeitura de Mangaratiba
Neymar não apresenta licença, e lago segue interditado em mansão
Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba fará relatório da fiscalização na propriedade do jogador que seguirá para análise jurídica
Rio - A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, responsável por interditar a obra de um lago artificial na mansão de Neymar Jr., no município da Costa Verde do Rio, manteve nesta sexta-feira (23) o embargo da construção. A medida cautelar foi aplicada na tarde de quinta-feira (22) após o órgão receber diversas denúncias sobre irregularidades no terreno.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, até o momento, o embargo permanece vigente, tendo em vista que o jogador Neymar e seus representantes não apresentaram nenhuma licença ou liberação do poder público para a realização da obra. Agora, a pasta vai elaborar o relatório da fiscalização e este seguirá para análise jurídica.
"Será o setor jurídico que definirá a exigibilidade das licenças cabíveis e as possíveis infrações a serem aplicadas. Somente após o parecer jurídico, que o requerente/infracionado poderá entrar com o pedido de regularização ambiental", disse a prefeitura.
Multa de R$ 5 milhões
O processo de reforma do lago contou com desvio de curso de água e captação de água de rio sem autorização. Também foram identificados no terreno outros tipos de irregularidades, como: terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.
De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o próximo passo será fazer o parecer das irregularidades constatadas e emissão de multa, a qual, segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões de reais.
Durante a abordagem na propriedade luxuosa, o pai do atleta, Neymar da Silva Santos, de 58 anos, recebeu voz de prisão da secretária do Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto. No entanto, logo após a ordem, atendendo a um pedido da assessoria de Neymar Santos, o mesmo foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo.
Lago reformado em dez dias
O gigantesco espaço de lazer, construído no Condomínio Aero Rural, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, passou por dez dias de reforma, sob a supervisão da empresa Gênesis Ecossistemas, empreendimento que tem sede em Holambra, interior de São Paulo.
A obra fez parte de uma espécie de 'reality show' criado pela própria empresa de implantação de lagos ornamentais em suas redes sociais. Nos vídeos, a Gênesis Ecossistemas exibiu todas as etapas da reforma do lago e também de uma piscina na propriedade luxuosa. Neymar e sua família também aparecem nas imagens comentando sobre a reforma.
O espaço iria ser inaugurado na sexta-feira (23), e, no leilão do Instituto Neymar Jr., realizado na noite de quinta-feira (22), duas pessoas poderiam arrematar convites para a abertura do espaço. No entanto, após a interdição do lago por suspeita de crime ambiental, o Instituto retirou a experiência da lista dos itens que foram a leilão.
A reportagem procurou a empresa Gênesis Ecossistemas, o Instituto Neymar Jr. e a assessoria do jogador, mas até o momento não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.