Piscinão de Ramos reabriu neste sábado (23)Pedro Ivo / Agência O Dia

Rio - Já dizia o sambista Dicró na música Praia de Ramos, "pintou praia na área". Após mais de 30 dias fechado, o Piscinão de Ramos, considerado a praia do suburbano, reabre as portas para que o carioca possa se refrescar neste sábado (23), primeiro dia de primavera.

Desde o dia 7 de agosto, a área de lazer passava por um trabalho de desinfecção da areia e reparo da manta protetora. Além disso, foi feita uma manutenção na estação de tratamento que abastece o piscinão. 
Piscinão de Ramos ficou fechado para manutenção - Divulgação/Fundação Rio-Águas
Piscinão de Ramos ficou fechado para manutençãoDivulgação/Fundação Rio-Águas
A manutenção, feita pela Fundação Rio-Águas, ocorreu dentro do prazo esperado no fim do mês de agosto, quando a procura pelo piscinão é menor devido às baixas temperaturas. De acordo com a subprefeitura da Zona Norte, neste fim de semana, o lago estará com 50% de sua capacidade de água preenchida e chegará ao volume total no próximo dia 30.
O reabastecimento da área vem em boa hora. Nos últimos dias, a cidade do Rio vem sentindo o aumento do calor. Uma onda com temperaturas elevadas fez a cidade chegar perto dos 40ºC de temperatura, na última quinta-feira (21), e atingir os 50ºC de sensação térmica em alguns pontos da cidade.
Nos próximos dias, a tendência é que o calor se intensifique. A previsão para domingo (24), segundo o Sistema Alerta Rio, é de 41ºC. 
Inaugurado em dezembro de 2002, o piscinão de Ramos é abastecido com 30 milhões de litros de água retirada da Baía de Guanabara. A água chega tratada ao reservatório após passar pela Estação de Tratamento de Água do Piscinão de Ramos. Segundo a Fundação Rio-Águas, que administra a estação, o tratamento é diário e a qualidade é constantemente monitorada. 
Mais uma praia do subúrbio
Além do piscinão de Ramos, o carioca que quiser aliviar o calor também poderá se refrescar no Parque de Madureira. A área de lazer funciona das 6h da manhã às 22h e tem pelo menos três pontos com cascatas de água.
O Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste, também abre as portas do Centro Aquático todos os fins de semana para a população, sempre das 10h às 17h. Segundo os organizadores, a entrada é gratuita, mas é preciso observar algumas regras como a proibição de bebidas alcoólicas e a entrada de menores de 18 anos desacompanhados.
Na área das piscinas, é permitido entrar com alimentos e bebidas, desde que não estejam em embalagens de vidro. Também é permitido animais no em torno da piscina, a entrada com guarda-sol, cooler e cadeira de praia.